6a. Conferência da Cidade elege delegados e estabelece propostas para Mirassol6a. Conferência da Cidade elege delegados e estabelece propostas para Mirassol

Publicado em 07/04/2016, Por Augusto Simões

Com o auditório do Centro Comunitário Jesus de Nazaré completamente lotado, foi aberta a 6ª Conferência Municipal das Cidades, nesta quarta-feira (06/04). Coordenada pela Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e Conselho da Cidade a partir do tema nacional “A função Social da Cidade e da Propriedade”. O evento foi etapa preparatória da Conferência Estadual e Nacional das Cidades.

O objetivo da Conferência é fomentar a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano, sensibilizar e mobilizar a sociedade mirassolense para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade, propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade para formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas, dentre outros.

Na abertura o Padre José Maria da Paroquia Nossa Senhora Aparecida falou sobre o cuidado com a cidade que o cidadão deve ter, o zelar pelo bem comum, assim, como se zela pela nossa casa.

Emerson Teixeira - Presidente do Conselho da Cidade agradeceu a presença de todos. Na oportunidade, ele ressaltou a importância do evento. “É nesse encontro que vamos traçar diretrizes para o desenvolvimento do nosso município. Aqui, trazemos nossas idéias e críticas para podermos construir uma cidade cada vez melhor”.

Já o Conselheiro Estadual das Cidades em Mirassol D´Oeste - Francisco  Antonio de Matos destacou a importância da conferência como mais um instrumento de participação popular que reúne cidadãos das zonas urbana e rural. “ É de grande importância a realização dessa Conferência, pois sem a participação popular, não teremos um município forte. Esse evento serve para promover um estudo e aprimorar o desenvolvimento maior para nossa cidade”, disse.

Esse evento contou também com a participação do Conselheiro Nacional das Cidades - Eric Nilson Lana que através da palestra falou dos desafios que os governos municipal, estadual e federal terão nos próximos anos: " precisaremos, além de manter e ampliar os investimentos em infraestrutura, investir mais e melhor no planejamento urbano para que as cidades se desenvolvam de forma ordenada e sustentável, aproximando tanto quanto possível a moradia dos equipamentos públicos de saúde, educação, lazer e mobilidade.”

Para o prefeito municipal o evento garante  a mobilização para se trabalhar melhor em prol de Mirassol D´Oeste e o encontro favorece exatamente para isso com a participação da sociedade.

Muitas foram as propostas debatidas em grupos: I - Acessibilidade e Mobilidade; II - Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária; III - Gestão Institucional, Conselhos, Economia e Conflitos; IV - Saneamento/ Resíduos Sólidos. Durante a Conferência, foram eleitos ainda os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual das Cidades.