O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A SAÚDE PÚBLICA O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A SAÚDE PÚBLICA

Publicado em 25/01/2017, Por Amaury Dantas

A Saúde Pública no Município de Mirassol D’Oeste, vem desenvolvendo um trabalho de merecido reconhecimento e destaque ao longo dos últimos 4 anos, esta política interna de gerenciamento, repercute o quanto evoluiu, evidentemente dentro das atuais possibilidades existentes, o atendimento aos pacientes que residem no município e região.

Sandra Horn Secretária Municipal de Saúde, em recente reunião na Sede do Conselho Regional de Medicina CRM, em Cuiabá, reportou a este site os assuntos pautados no encontro, onde estiveram presentes, Ricardo Barros atual Ministro da Saúde, Dr. José Carlos Secretário de Estado da Saúde, parlamentares defensores das ações voltadas ao tema no Estado de Mato Grosso, Secretários e Prefeitos.

A reunião trouxe à tona, uma ampla reflexão dos participantes no debate, que foi focado em,  temáticas de modo tripartite, que articulam as esferas de entidades; União, Estados e Municípios, a respeito das ações inerentes à saúde pública como um todo.

Ricardo Barros esclareceu aos presentes, o quanto o Ministério da Saúde está comprometido com esta questão tão delicada e polêmica que é a saúde pública no país, de modo que,  apesar de o Brasil estar atravessando um momento de fragilidade institucional, o empenho de sua Pasta  em incentivar esta demanda evidentemente é a prioridade da vez.

Sandra Horn,  esclareceu na presença do Ministro, as dificuldades pelas quais o município esta passando neste setor, mostrando a inviabilidade de trabalho sem o aporte de Brasília, como também foram relatadas as reflexões a respeito das ações de saúde pendentes no município, e citou, o credenciamento das novas unidades municipais de saúde, construção do novo prédio do Centro de Atenção Psico Social CAPS, implantação de um novo sistema de informatização integrado ao Ministério da Saúde. Todavia, é importante dizer que há um canal de relacionamento positivo no que se refere as tratativas entre a União, Estado e Município.