Educação reúne equipe do transporte escolar e lideres universitáriosEducação reúne equipe do transporte escolar e lideres universitários

Publicado em 02/02/2018, Por Nilomar Cunha

Na tarde desta quinta-feira, 01 de fevereiro, motoristas que transportam alunos das faculdades e líderes estudantis universitários, se reuniram na Câmara de Vereadores, para discutirem propostas de apoio por parte do município.

A Secretária de Educação, Esporte, Lazer e Cultura, professora Maria de Lourdes, está desenvolvendo diversas reuniões com os profissionais que atuam direta ou indiretamente com a educação no município aos acadêmicos. “O principal objetivo da reunião foi apontar eventuais falhas que ocorreram no passado, a fim de buscar as soluções de forma conjunta, bem como enaltecer os acertos e melhorá-los, visando sempre a qualidade do atendimento e do transporte oferecido pela Administração,” disse.

"Uma falta na faculdade para um universitário representa um aprendizado a menos na sua grade curricular e, dependendo da cidade, cada aluno, tem que disponibilizar cerca de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para o transporte, para o pagamento de 11 motoristas," disse um aluno.

São transportados de Mirassol D’Oeste, mais de 280 alunos, que levam diariamente os estudantes para quatro instituições de ensino superior, além de outras três unidades de ensino profissionalizante e preparatório.

Danubia Leão, voluntária e futura Secretária de Educação, disse que a Secretaria de Educação irá trabalhar com planejamento, levantamentos técnicos, números de diárias, para assim justificar um projeto lei, que será encaminhado para a Câmara de Vereadores, a quem compete decidir. “Existe a possibilidade desse benefício aos alunos, após a análise do impacto na folha de pagamento e as justificativas inseridas no projeto,” disse.

O Gerente da Secretaria de Educação Denilson Maia de Melo, que já foi acadêmico, disse que esta gestão tem um olho para os estudantes. “Estaremos levantando as demanda das necessidades de cada grupo, pedir o calendário acadêmico, ver quantos diárias e a legalidade das despesas dos motoristas serem inseridas na folha municipal,” mencionou.

O vice-prefeito Fransuelo Ferrai, que participou da reunião, colocou a Administração Municipal à disposição para ouvir sugestões de melhorias. “O nosso objetivo é sempre melhorar o atendimento em todos os setores, bem como buscamos melhorar as condições de trabalho ofertadas”, observa. “Os vereadores, em especial a Presidente Marli Andromede é bastante sensível as questões estudantis, visando o bem comum”, finaliza.

Geisiane Silveira, aluna do 9º semestre de psicologia na Faculdade de Quatro Marcos, agradeceu a atitude do prefeito. “Se essa reivindicação ocorrer, certamente com a diminuição de valores, não teremos mais problemas com mensalidades, por atraso ou falta de pagamento”, enfatiza.

Flavio Henrique Oliveira Costa, estudante de Sistemas da Informática, Faculdade do Pantanal, em Cáceres, disse que nunca houve isso: “É um marco, um incentivo, e do tempo que soube, nunca ocorreu isso em Mirassol D’Oeste,” menciona.

Lei federal nº 12.816/13, autoriza os municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários.

Emenda à Medida Provisória n. 593/2012, que dispõe sobre o apoio da União às redes públicas de educação básica na aquisição de veículos para o transporte escolar.

Teor da Emenda:

Art. 5 - A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.

Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.