ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Campanha de Coleta de SangueCampanha de Coleta de Sangue

Publicado em 16/01/2014, Por

A Secretaria  Municipal de Saúde, através da Prefeitura Municipal, fez uma ampla divulgação da Campanha de Coleta de Sangue. Com uma média de 20 a 30 doadores a cada campanha, teve início na manha do dia 16/01/2014 e aconteceu no Hemocentro de Mirassol D’oeste.

Na região, apenas Mirassol D'oeste conta com a U.C.T (Unidade de Coleta e Transfusão), por esse motivo atende os municípios de São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Jaurú, Vila Bela, Pontes e Lacerda e até Cáceres quando há necessidade.

Segundo a Farmacêutica Bioquímica, Drª Clara Aguila G. Pinhal, a coleta é feita após as Triagens Hematológicas e Clinicas:

- TRIAGEM HEMATOLÓGICA: Feita para detectar os sinais vitais (pressão alta, anemia, temperatura e batimentos cardíacos), caso o doador apresente algum problema, ele ficará temporariamente impossibilitado de fazer a doação naquele momento, sendo indicado o encaminhamento ao médico.

- TRIAGEM CLÍNICA: Se baseia em perguntas que são colocadas em uma ficha feita para cada doador, entre as perguntas estão perguntas pessoais e sobre medicamentos usados pelo doador.

Estando tudo bem, é feita a coleta de sangue que conta com 9 funcionários, sendo uma enfermeira, que colabora com a Triagem Clínica. Antes e depois da doação é servido ao doador um farto lanche e refrigerante.

A coleta de sangue teve inicio às 08:00 horas da manha e a resposta da população foi surpreendente, até as 09:30 hrs, já estavam Triadas mais de 10 pessoas. A campanha foi amplamente divulgada e a população compareceu com o único interesse em salvar vidas, afinal, quem ama o seu próximo doa! Doar sangue é doar vida!




Compartilhar:

CLIMA E TEMPO