ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

BOLSA FAMILIA: Mês de ABRIL é último prazo para RECADASTRAMENTO de BENEFICIÁRIOSBOLSA FAMILIA: Mês de ABRIL é último prazo para RECADASTRAMENTO de BENEFICIÁRIOS

Publicado em 01/04/2014, Por Augusto Simões

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Programa integra o Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.

 

O Bolsa Família atende mais de 12 milhões de famílias em todo território nacional. O Programa possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já os programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

 

O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. Dessa forma, o Cadastro Único possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família.

 

O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, possibilita ao poder público formular e implementar políticas específicas, que possam contribuir para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas e desenvolver suas potencialidades.

A gestora do Bolsa Família em Mirassol D´Oeste, Sueli Cristina Teixeira vem desempenhando um excelente trabalho com a sua equipe ao realizar os cadastros dos beneficiários e aproveita para fazer um chamado urgente e estes beneficiários que estão a mais de dois anos sem ter realizado a atualização cadastral.

 

“ São mais de cem cadastros desatualizados. O Governo Federal pede que todas as famílias que estão cadastradas, independente, de estar recebendo ou não o beneficio, deverão comparecer urgente  neste mês de ABRIL para fazer a atualização do cadastro, pois, quem não comparecer, em MAIO o benefício será automaticamente cancelado”, conclui.




Compartilhar:

CLIMA E TEMPO