VALORIZAÇÃO dos DIREITOS do IDOSO: II Conferencia é realizada com Sucesso em MirassolVALORIZAÇÃO dos DIREITOS do IDOSO: II Conferencia é realizada com Sucesso em Mirassol

Publicado em 24/05/2015, Por Augusto Simões

A Prefeitura de Mirassol D´Oeste, através da Secretaria  de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, realizou nesta quinta e sexta-feira (21 e22) a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, apresentando o tema “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”.

O encontro foi realizado no Centro de Convivência do Idoso, teve o objetivo de indicar e avaliar a execução das políticas de Defesa e Direito do Idoso que já foram propostas , além de produzir novas deliberação. Mesmo sendo voltada para o público da maturidade, a Conferência foi aberta para pessoas de todas as idades.

Em seu discurso de abertura, a Secretário Municipal de Assistência Social, Iris Marques Leal, falou sobre as ações desenvolvidas para atender os idosos e garantir-lhes um envelhecimento com saúde e dignidade. “Na Assistência Social, nós buscamos oferecer atividades que possam garantir aos nossos idosos a sua inclusão no meio de convívio social, pois assim acreditamos que estamos prevenindo futuros problemas de saúde, depressão e afastamento da vida comunitária. Fazemos isso através das oficinas de dança que promovemos, das atividades recreativas e do apoio que damos aos encontros realizados pelos Grupos da Melhor Idade” explicou.

As discussões da II Conferência foram norteadas por 3 eixos principais; Gestão, Financiamento e Participação, com a divisão em sub-eixos. Os grupos que debateram o primeiro eixo puderam discutir sobre gestão de programas, projetos, ações e serviços, falando sobre sistemas de garantia dos direitos humanos, prioridade do atendimento e o reconhecimento da pessoa idosa na atuação das políticas setoriais.

Em Financiamento, foram debatidos temas como o fundo da pessoa idosa e o orçamento público; e em Participação questões como política e controle social, e a implantação e o fortalecimento dos conselhos municipais da pessoa idosa foram levantadas.

“ Em nosso país está comprovado que a população idosa cresce cada vez mais, e em Mirassol D`Oeste este cenário não é diferente. Por isso é importante reunirmos sociedade e poder público para debatermos maneiras de desenvolver políticas públicas que atendam estas pessoas e dar espaço para que os idosos possam ser protagonistas da defesa dos seus próprios direitos” disse o Prefeito Elias Mendes Leal Filho na solenidade de abertura.

Atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI),    Elisângela Vicentini Fazolo da Silva, explicou como funciona na prática a aplicação das deliberações estabelecidas nestes encontros. “Muitas coisas aconteceram desde a última Conferência que realizamos e neste tempo nós conseguimos realizar ações muito positivas, como instituir o Fundo Municipal do Conselho do Idoso e promover uma aproximação maior com as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e com o Ministério Público. Em longo prazo o objetivo destas ações é proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos idosos, promovendo um maior envolvimento do poder público” disse.

Mais de 150 pessoas participaram do encontro com as novas deliberações e propostas aprovadas pelos participantes um relatório será produzido e enviado para o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.

Também participaram da abertura da Conferência, Prefeito Elias Mendes Leal Filho, Secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Iris Marques Azevedo Leal, Dr. Ivo Pereira da Silva – Conselheiro do CMI , Dr. Isandir Rezende – Conselheiro CEDEDIP, Elisangela Vicente Fazolo – Presidente do CMI, Rosana Maria Pansani – Educador Social dos Idosos, Márcia de Freitas Sippel Souza – Secretária Executiva do CMI, Rita Julia de Souza Zocal – Conselheira  representando a Secretaria Municipal de Saúde e Junior Lopes – Cerimonial.