ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Mirassol realiza a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente com Sucesso Mirassol realiza a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente com Sucesso

Publicado em 31/05/2015, Por Augusto Simões

A Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescente; a Proteção e Defesa dos Direitos; o Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; o Controle Social da Efetivação dos Direitos; e a Gestão da Política Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes foram os eixos que nortearam as discussões da III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta sexta-feira (29) em  Mirassol D´Oeste no Centro Comunitário Jesus de Nazaré.

 

 

Na mesa de autoridades, presentes o Prefeito Elias Mendes Leal Filho, Secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Iris Marques Leal, Exma. Juiza da Infância e Juventude de Mirassol D´Oeste,  Dra. Edna Ederli Coutinho, Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – Eva Alves do Nascimento, Vereadora Inês Campos, Secretária de Educação – Marli Andromede Ferreira, Secretário de Administração – Márcio Luiz Pereira, Secretária Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente -  Cleide Eliane de Souza.

 

O público compareceu em peso, onde se destaca: Conselho Tutelar, Vereadores Francisco Amarante, Paulo Gonçalves e Ito Possavats, Diretores, Coordenadores e educadores  de inúmeras escolas do município, assistentes sociais, psicólogos e demais convidados para  discutir juntos o desenvolvimento e fortalecimentos em grupo onde serão elaboradas ações para serem levadas à Conferência Estadual e escolha dos Delegados.

 

 

A Apromúsica – Ponto de Cultura em Mirassol D´Oeste abrilhantou o evento tocando o Hino Nacional Brasileiro, como também, mais quatro audições ao público sob a Batuta do maestro João Batista.   A seguir quem se apresentou foram adolescentes do Grupo Santidade com uma dança especial, um trabalho magnifico realizado pelo SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

 

 

Na abertura, a vice-presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Eva Alves do Nascimento ressaltou a importancia de fortalecer a democracia e a construção das políticas públicas e lembrou que a Conferência, a terceira na história do município é a contribuição de Mirassol D´Oeste para os debates sobre os direitos de crianças e adolescentes que irão nacionalmente orientar a atuação dos governos por um período de 10 anos, onde assim, deu oficialmente por aberta a III Conferência Municipal  dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

 

Já o prefeito Elias Mendes Leal lembrou a importância de se olhar a realidade de crianças e adolescentes de forma múltipla, respeitando as diferenças. “ A emoção de participar de uma conferência que vai discutir diretrizes para os próximos 10 anos na área da criança e do adolescente é gratificante e compensa todas as dificuldades. Esse momento é único para trocarmos experiências e defender as nossas teses nos eixos que vão discutir assuntos como promoção, proteção e o fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente.”

 

Para a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, o evento é muito especial pois se discute os direitos das crianças e adolescentes do município e assim, “ se reconhece, valoriza e promove a ampliação da participação da sociedade civil no controle social e no apoio institucional, para a consolidação do princípio de prioridade absoluta, preconizado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. “

 

Para a Secretária Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente -  Cleide Eliane de Souza, “ o evento é de suma importância porque se debaterá os eixos fundamentais dos direitos de nossas crianças e adolescentes e assim, estarmos preparados para os próximos dez anos, onde estaremos juntos na Conferência Estadual no próximo mês de Julho de 2015.”

 



Compartilhar:

CLIMA E TEMPO