ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

DIA MUNDIAL da ALIMENTAÇÃO: Mirassol é exemplo no estado em Programa de Aquisiçao de AlimentosDIA MUNDIAL da ALIMENTAÇÃO: Mirassol é exemplo no estado em Programa de Aquisiçao de Alimentos

Publicado em 16/10/2015, Por Augusto Simões

O Dia Mundial da Alimentação foi criado a fim de fazer com que a população reflita acerca de temas como fome e segurança alimentar.

Enquanto muitos ficam divididos ao escolher em qual fast food se vai comer, muitas pessoas não têm acesso a nenhum tipo de alimento. Você sabia, por exemplo, que mais de 800 milhões de pessoas vivem em uma situação denominada insegurança alimentar ? Isso quer dizer que mais de 800 milhões de pessoas não possuem uma alimentação saudável, de qualidade ou em quantidade suficiente para suprir suas necessidades.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945.

O Dia Mundial da Alimentação traz temas que nos fazem pensar a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição. Entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e mundial.

Em Mirassol D´Oeste esta realidade vem mudando drasticamente no dia a dia através do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos.   O objetivo do PAA é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O Programa de Aquisição de Alimentos cada vez mais é um sucesso em Mirassol D’ Oeste-MT, executado no município desde o ano de 2005, onde teve início através da Associação Regional dos Produtores Agroecológicos - ARPA.

Teve sua expansão no ano de 2011 com a Associação dos Pequenos Produtores da Região do Alto Sant’Ana – APRAS, sendo inseridos mais beneficiários produtores e beneficiários consumidores.

Hoje o Projeto é executado através das Associações ARPA e APROSAM (Associação dos Pequenos Produtores da Santa Maria e Região), exclusivamente com produtores e produtos do município, onde os produtores comercializam seus produtos através deste importante comercio institucional. A quantidade de variedades e a qualidade dos produtos que faz do referido programa é um sucesso no município.

O município de Mirassol D’ tem grande participação no sucesso do programa, pois auxilia os produtores no transporte dos produtos até os locais de distribuição e realiza o cadastro dos beneficiários através das agentes municipais de saúde, além disso, existem vários voluntários que tem um papel fundamental em ajudar na distribuição nos dias de entrega.

Por isso e aproveitando o ensejo  “agradecemos a cada pessoa que contribui junto ao Programa de Aquisição de Alimentos, pois sem as parcerias firmadas talvez não existisse o êxito do Programa, onde o programa é renda para quem produz, comida na mesa de quem recebe os produtos e todos juntos unidos contra a fome no país, afirmou Gessimar Charles de Barros, Técnico Agrícola da Secretaria Municipal de agricultura.




Compartilhar:

CLIMA E TEMPO