ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Propriedade Rural solicita parceria da Secretaria de Agricultura para TerraciamentoPropriedade Rural solicita parceria da Secretaria de Agricultura para Terraciamento

Publicado em 15/01/2016, Por Augusto Simões

O terraceamento da lavoura é uma prática de combate à erosão fundamentada na construção de terraços com o propósito de disciplinar o volume de escoamento das águas das chuvas.  

É exatamente este o trabalho que a Secretaria de Agricultura vem realizando em uma propriedade rural próximo ao ENTROCAMENTO do CACHO em uma área de pastagem degradada, onde o produtor veio até a secretaria de agricultura e solicitou os serviços de máquina por 30 horas, sendo pago os tributos devidos para a realização deste serviço.

 
 
 

O terraceamento consiste na construção de uma estrutura transversal ao sentido do maior declive do terreno. Apresenta estrutura composta de um dique e um canal e tem a finalidade de reter e infiltrar, nos terraços em nível, ou escoar lentamente para áreas adjacentes, nos terraços em desnível ou com gradiente, as águas das chuvas.

A função do terraço é a de reduzir o comprimento da rampa, área contínua por onde há escoamento das águas das chuvas, e, com isso, diminuir a velocidade de escoamento da água superficial. Ademais, contribui para a recarga de aquíferos.

Adicionalmente, o terraceamento contribui para o manejo das águas das estradas e para o retardamento e a contenção do aporte de agroquímicos aos mananciais hídricos. Em sistema plantio direto isso é ainda mais relevante, já que os corretivos, fertilizantes e herbicidas tendem a permanecer um maior tempo na superfície do solo, e os torna mais predispostos à movimentação pela enxurrada e, dessa forma, aumenta o risco de poluição de rios e lagos e assim, o Secretário de Agricultura - José Vanderlei Batista conclui: " por isso, estamos realizando este serviço, contribuindo para que a propriedade rural seja melhor trabalhada pelo produtor, oferecendo o plantio e colheita com qualidade necessária."

 

Fonte de Pesquisa:

https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/arroz/arvore




Compartilhar:

CLIMA E TEMPO