Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOT͍CIAS Início >

Explicações técnicas da soja garantem investimentos certos na Integração Lavoura - PecuáriaExplicações técnicas da soja garantem investimentos certos na Integração Lavoura - Pecuária

Publicado em 09/03/2016, Por Augusto Simoes

Produtores, empresários do agronegócio e estudantes  tiveram a oportunidade no 2o. DIA de CAMPO realizado no último dia 04 de março de 2016 na Fazenda Urutau em Mirassol D´Oeste, receber informações técnicas sobre as novas cultivares da soja.

A soja por suas qualidades nutricionais, pela facilidade de adaptação, por sua alta produtividade e pela facilidade de cultivo pode ser considerada um dos alimentos básicos para as populações do futuro, por ser uma grande fonte de proteína de baixo custo e de alto valor nutritivo que se conhece para alimentação animal e humana.

Sempre muito atentos, os visitantes ouviram dos técnicos a apresentação de cada grupo de plantação da soja, porém, as orientações para um bom plantio sendo muito bem frisado: utilizar sementes de qualidade e certificadas, material genético bom e das melhores cultivares adaptadas de acordo com a fertilidade e condição climatica da região, bom tratamento  de semente sendo obrigatório para uma excelente produção, semeadura com máquinas bem reguladas e plantadas em condições ideiais de clima, excelente controle de pragas, manejo de solo e uma ótima assistência técnica. Caracteristicas apresentadas pelos técnicos da TMG - Tropical, Melhoramento & Genética gentilmente convidados pela organização do evento.

Outros pontos apresentados foram a estatura ideal da soja que  está entre 60 a 110 cm, o que, em lavouras comerciais, pode facilitar a colheita mecânica e evitar o acamamento. O ambiente também influencia sua floração e, consequentemente, seu ciclo. A floração da soja responde ao nictoperíodo, ou duração da noite. Para facilitar a compreensão, normalmente fala-se em fotoperíodo, que é a duração do dia, e diz-se que a soja é uma planta de dias curtos, uma vez que, sob dias longos, ela atrasa seu florescimento e alonga seu ciclo.

O vice-governador de Mato Grosso - Carlos Favaro ao assistir as explicações técnicas ressaltou a importancia  do desenvolvimento da região que ficou muito tempo adormecida frente a riqueza da integração lavoura-pecuária: " esta região que ficou muitos anos adormecida, perdendo potencial de desenvolvimento e hoje vejo o quanto temos que fomentar a nossa vocação que é produzir grãos, carnes e gerar empregos e dignidade ao cidadão mato-grossense e hoje ficou muito claro diante da explicações técnicas é que se reduz em 30 % a 40% de custo de produção, isto é fantastico e aqui podemos trazer mais perto as pesquisas  para quem for investir  em Mirassol D´Oeste e região, o faça com segurança e resultados muito positivos."

O prefeito Elias Leal também após ouvir as explicações técnicas a respeito da soja, ressaltou a importância de se atrair investidores para o municipio diante de tudo o que está pronto : " a logística regional está pronta, é só ativá-la. Economia regional está ociosa, só precisa de investimentos. Temos terra boa com custo barato, temos um porto bom, temos fazendeiros investindo e um ambiente como este, o palco é ideal e aproveito para dizer: venha conhecer esta região extremamente produtiva, terras férteis,terras econômicas, venha para Mirassol D´Oeste."