Público da 3a. Idade lota Centro de Convivência dos Idosos em palestra com OncologistaPúblico da 3a. Idade lota Centro de Convivência dos Idosos em palestra com Oncologista

Publicado em 19/03/2016, Por Assessoria de Imprensa Augusto Simoes

Existem maneiras de prevenir o câncer? Quem respondeu esta e outras questões foi o médico oncologista do Hospital Regional de Cáceres, Dr. Eduardo Marques Lima, na palestra realizada na noite desta sexta-feira ( 18) no CCI - Centro de Convivência do Idoso na Cidade Tamandaré.

Além do público da terceira idade em peso no evento, também se fizeram presentes as seguintes autoridades:  prefeito Elias Leal, Secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania - Iris Marques Leal, Secretária de Saúde Sandra Horn Cruz, Coordenadora do CERAPI - Rosana Maria Pansani, Elisangela Fazolo - Coordenadora do CRASS    Presidente da Fundação Samuel Greve - Luzia Cristina de Freitas, Presidente do Conselho de Saúde - Francisco Antonio de Matos ( Chiquinho Matos ), Vereadora Luci Sebaldeli, Vereador Francisco Amarante,

Para o prefeito Elias Leal, o câncer é um problema mundial de saúde e nas últimas décadas o número de pessoas afetadas cresceu muito, onde palestras como esta são essenciais: " ao assistir uma palestra como esta, se conhece a importância de uma saúde com qualidade e a detecção precoce, no caso, para evitar situações graves no futuro, onde, inclusive, segundo dados da OMS, estima-se que até 2030 ocorram cerca de 27 milhões de novas incidências da doença, por isso, é vital que nesta noite todos ouçam e esclareçam todas as dúvidas referente ao assunto."

A palestra faz parte do projeto " Entre  Laços e Abraços " que visa levar informação para pessoas de diferentes idades sobre as possibilidades disponíveis de prevenção do câncer de acordo com a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania - Iris Marques Leal:. “ o objetivo de trazermos o projeto - Entre Laços e Abraços - nesta noite  é esclarecer o público jovem ao idoso sobre quais comportamentos prejudiciais devem ser evitados e estimular a prática de hábitos simples que podem ser desenvolvidos em qualquer fase da vida para a conquista e manutenção da saúde"

No decorrer da palestra foi explicado aos presentes que a detecção precoce pode reduzir a mortalidade pelo câncer, pois o tratamento em estágios iniciais do câncer é frequentemente menos agressivo do que em estágios mais avançados e que o exame clínico é o exame mais amplamente disponível para a detecção do câncer. Pela observação visual direta ou assistida podem ser identificados, por exemplo, o câncer de mama, próstata, estômago, intestino pele, boca, laringe e colo uterino. Os novos casos de câncer devem aumentar 38,1% no Brasil ao longo desta década para mais de 500 mil novos casos em 2020 se não houver uma melhoria no diagnóstico precoce da doença explicou o Dr. Eduardo Marques Lima no decorrer da palestra.

Ao final o Dr. Eduardo Marques Lima agradeceu pelo convite, como também, a todos que compareceram a palestra: " obrigado a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Mirassol D´Oeste e ao CERAPI - Centro de Referência e Apoio a Pessoa Idosa por esta oportunidade e deixo claro que as chances de cura aumentam sobremaneira quando a doença é descoberta na sua fase inicial," o problema é que no Brasil, mais da metade das pessoas só procura o médico quando aparecem os sintomas, o que muitas vezes, significa uma sentença de morte, ou seja, apenas 50% dos casos chegam aos consultórios com possibilidade de cura. Os outros nós só podemos aumentar o tempo de vida e a qualidade de vida dessas pacientes."