PLANO DIRETOR MUNICIPALPLANO DIRETOR MUNICIPAL

Publicado em 27/06/2017, Por Marcio Pereira

Plano Diretor Municipal, comumente referido pela sigla PDM, é o mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano, tomando por base por um lado interesses coletivos e difusos tais como a preservação da natureza e da memória, e de outro os interesses particulares de seus moradores.

A convite do Secretário de Administração Sr. Márcio Luiz Pereira, no dia 08 de junho deste ano, esteve presente em nossa cidade o Prof. Silvio Tavares Monteiro, consultor técnico para a área de desenvolvimento Humano, com o objetivo de apresentar proposta ao município para o aperfeiçoamento do Plano Diretor Municipal - PDM. O encontro aconteceu na sala de reunião da prefeitura municipal de Mirassol DOeste e reuniu secretários e servidores públicos municipais.

De acordo com o secretário de Administração “o PDM é um instrumento básico do processo de planejamento municipal é uma ferramenta norteadora para os agentes público e privado na implantação da política de desenvolvimento urbano do município”. Salientou ainda que o PDM do nosso município já faz dez anos que foi elaborado e desde então não sofreu atualizações, “precisamos agora da participação de todos os agentes especialmente da sociedade para repensarmos o futuro da nossa cidade”.

Com agenda na capital do Estado a Sra. Prefeita Interina Marinez de Campos não pode estar presente, mas em reunião anterior em seu gabinete com os secretários de Administração, Fazenda e Desenvolvimento Sustentável  enfatizou a necessidade de atualização do PDM para o planejamento de investimentos público ou privado seja ele de curto ou a longo prazo, ressaltou que todos nos somos responsáveis pelo o rumo do desenvolvimento que queremos para a nossa cidade pois a cidade é a nossa segunda casa.

Está marcado ainda para este mês nova reunião interna para discussão e ajustes necessários afim de iniciar um processo de contratação do serviço de reformulação do PDM, que deverá ser acompanhado em conjunto com os servidores da prefeitura, conselhos, sociedade civil entre outros interessados.