SIMPLESMENTE...MULHER RURALSIMPLESMENTE...MULHER RURAL

Publicado em 01/09/2017, Por Amaury Dantas

Há 31 anos, com o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMPAER-MT, o trabalho crescente na área de Bem Estar Social, desenvolvido com apenas 10 grupos de mulheres, no município e em municípios vizinhos como Curvelândia e Glória D’Oeste, teve origem a célula embrionária do que hoje todos conhecemos pelo nome “Mulher Rural”.

Na Administração Edvaldo R. Paiva 1986/1988, foi instaurada no município de Mirassol D’Oeste uma brilhante ideia que, anos depois, formalizou uma iniciativa que deu origem à Lei Municipal 469 de 25 de Março de 1996, de autoria da então vereadora Florípedes Marin Alves, já no término da Administração Luiz Emanuel V. Godoy 1993/1996. Esta lei, instituiu a “Semana de Confraternização da Mulher Rural”. Ao longo dos anos, a iniciativa foi tomando corpo somada ao empenho da Prefeitura de Mirassol D’Oeste junto ao Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural EMPAER-MT, tornando-se em política pública, e que com o passar do tempo, a Administração Pública miradolense e a EMPAER-MT, inseriram em seus respectivos calendários de eventos a referida Festa.

O governo do estado, acatando a ideia, institucionalizou e implantou em todos os municípios de Mato Grosso o evento que passou a chamar-se; “MULHER RURAL”, que tem por objetivo promover a participação e integração da mulher rural nos mais diversos segmentos da sociedade, proporcionando a elas, conhecimento dos seus direitos e deveres, criando um vínculo mais arraigado oportunizando a elas, o direito de exposição e comercialização dos trabalhos e produtos produzidos durante o ano, despertando o interesse pelo trabalho grupal. Enfim, tornou-se um acontecimento de escala estadual focando a necessidade de projetar e divulgar os diversos valores das mulheres rurais do município de Mirassol D’Oeste e dos outros 140 municípios que abrangem o Estado de Mato Grosso.

Este ano, o XXVI Encontro da Mulher Rural, uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através da Prefeitura de Mirassol D’Oeste em parceria com a EMPAER-MT, reuniu 1100 mulheres de 24 Grupos, dentre eles, Comunidade Veredinha Grupo I e II; Comunidades Barreirão Planalto e Barreirão Caramujo; Comunidades Sonho Azul, Rancho Alegre, Jabuti; Assentamentos Santa Helena, Roseli Nunes e Margarida Alves, e outros 15 Grupos de relevante importância neste contesto.

A Edição 2017 do Encontro Mulher Rural, contou com um extraordinário show musical de Pezão, show humorístico com a artista Bastiana Cacerense, a irreverente locução de Nivaldo Lima, Bingo e várias premiações. Como de costume, foram montadas em frente ao Centro Comunitário Jesus de Nazaré, local do evento, várias barracas para exposição e comercialização dos variados produtos confeccionados pelas protagonistas do evento.

A presença de lideranças políticas, eclesiástica e comunitárias a exemplo de; Marinez Campos prefeita interina de MDO; Íris M. A. Leal Secretária Municipal de Desenvolvimento Social; Sandra Horn Secretária Municipal de Saúde; Eva Nascimento Secretária Municipal de Educação e Cultura; Maria da Conceição Saminêz Silva Extensionista Social; Rita Zocal Líder Rural; José Ferreira Soares Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável; Francisco Amarante Secretário Municipal de Finanças; Héctor Alvares Diretor do Hospital Municipal Samuel Greve – HSG; Ronaldo Jardim Presidente da Câmara Municipal; Padre Anselmo da Paróquia São Paulo; Elias Leal; Carlos Fávaro Vice-governador de Mato Grosso; Leonardo Albuquerque Deputado Estadual; Layr Mota Presidente da EMPAER-MT, dentre outros ilustres convidados.

Os números do Evento:

Foram investidos em torno de R$ 60.000,00, sendo R$ 40.000,00 pela Secretaria de Desenvolvimento Social com a estrutura física, Publicidade, show, traslado e alimentação, como também em torno de R$ 20.000,00 oriundos da EMPAER-MT com a confecção de camisetas para o Evento.