ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Aberta a 5ª Campanha contra Hanseníase e VerminosesAberta a 5ª Campanha contra Hanseníase e Verminoses

Publicado em 19/03/2018, Por Assecom Nilomar Cunha

Teve início neste mês, a quinta edição da Campanha Nacional contra Hanseníase e Verminoses. Em Mirassol D'Oeste, a campanha começará somente a partir do dia 26 de Março, estendendo-se até o mês de abril.

Com o slogan Hanseníase e Verminoses - em casa ou na escola, sempre é hora de prevenir e tratar -, a campanha é voltada aos estudantes de cinco a 14 anos de idade, matriculados no ensino fundamental de escolas públicas, e tem como objetivo ensinar como se proteger dessas doenças, auxiliar na identificação de sinais e sintomas e esclarecer sobre sua cura.

Busca ativa

Para a identificação de casos suspeitos de Hanseníase, o aluno estará recebendo a ficha de auto-imagem, para que os pais ou responsáveis possam auxiliar na identificação de manchas suspeita nos filhos. A devolução dessa ficha preenchida é importante para a seleção das crianças com sinais e sintomas característicos da doença, e posterior encaminhamento à unidade de saúde para exame.

Para as verminoses, doenças parasitárias intestinais, serão oferecidos medicamentos às crianças após prévia autorização familiar. Os pais que não quiserem que seus filhos sejam examinados ou medicados deverão assinar o termo de recusa que será disponibilizado pelas escolas.

Hanseníase

A hanseníase é causada pelo Mycobacterium Leprae e é transmitida pelo contato direto e prolongado com um doente sem tratamento. A transmissão ocorre normalmente pelas vias aéreas superiores. A doença se desenvolve dependendo das condições do sistema imunológico do indivíduo ao qual foi transmitido o bacilo. Entre os principais sintomas estão manchas na pele com alterações de cor e de sensibilidade, dormência, queda de pelos e comprometimento de nervos periféricos. Se não for tratada, a hanseníase continua a ser transmitida aos contatos.

Verminoses

As verminoses são causadas por parasitas intestinais que acarretam anemia, dor abdominal e diarreia. Os principais parasitas são Ascaris umbricoidese Trichuristrichiuria e os Ancilostomídeos das espécies Ancylostomaduodenale e Necatoramericanus. Eles podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

A campanha contra Hanseníase, Verminoses, vai acontecer em escolas de todo o país, em inclusive em nossa cidade. Esta campanha tem como objetivo proteger as crianças dessas doenças.




Compartilhar: FACEBOOK

CLIMA E TEMPO