ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Gestantes participam de ações do agosto Dourado em Mirassol D OesteGestantes participam de ações do agosto Dourado em Mirassol D Oeste

Publicado em 27/08/2018, Por Assecom Nilomar Cunha

Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.

Já não há dúvidas de que o leite materno é o padrão ouro da alimentação para os lactentes. Também é inquestionável que o aleitamento é fundamental, desde a sala de parto, exclusivo e em livre demanda até o 6º mês e estendido até 2 anos ou mais. São indiscutíveis os benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio-econômico-culturais da prática do aleitamento materno para a díade (mãe/bebê).

Em nosso país, somente cerca de 9% das crianças beneficiam-se do aleitamento materno exclusivo. E a média, geralmente, é de apenas 54 dias de amamentação por criança. Estes números são as evidências das quais precisamos para entender a urgência da necessidade de participação e colaboração de todos em prol do aleitamento materno.

Nesta última sexta-feira (24/08), 28 gestantes, que são atendidas pelos PSF’s, participaram de uma manhã em alusão às atividades do “Agosto Dourado”.

A ação da Secretaria Municipal de Saúde buscou conscientizar as mulheres acerca da importância do aleitamento materno, com a participação de profissionais de diversas áreas da pasta.

Foram convidados a participar/palestrar do evento os seguintes profissionais da área da saúde, que trataram de temas relacionados à amamentação: Dra. Paula Zimermann, Dr. Arnaldo Júnior, Enfermeira Kátia santos, Nutricionista Karine Reis e Educador físico Vinicius Gomes.

Na abertura, a Secretária de Saúde, Marcela Colombo, ressaltou a importância do evento. “Essa ação visa repassar aprendizados que possa usar na vida, porque algumas mães têm dificuldades para amamentar seus filhos. Acho importante esclarecer a importância do contato, do amor, enfim, dos elementos básicos da amamentação”, disse.

Em seguida ocorreram diversas palestras, entre elas da doutora Paula Zimermann, da UBS Centro, que abordou sobre os benefícios do leite materno, da primeira amamentação, composição do leite materno, e, sobretudo, para se buscar sempre informações com profissionais da área, evitando assim criar dúvidas.

Ao final do evento houve sorteio de brindes, entregas de lembranças, e servido um delicioso Coffee Break.




Compartilhar: FACEBOOK

CLIMA E TEMPO