ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Semana do Idoso tem palestras e atividades para a terceira idade em Mirassol D OesteSemana do Idoso tem palestras e atividades para a terceira idade em Mirassol D Oeste

Publicado em 01/10/2018, Por Assecom Nilomar Cunha

A Prefeitura de Mirassol D'Oeste deu iniciou a uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º de Outubro.

Uma celebração à vida. Foi dessa forma que o prefeito Euclides Paixão se referiu às comemorações ao Dia do Idoso, abertas no dia de hoje, no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

A atividade foi realizada de forma conjunta entre Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. “Ao chegar na melhor idade, façamos essa reflexão: O que vocês já plantaram? O que vocês já contribuíram com a nossa sociedade? Por isso, nós não poderíamos deixar desapercebido esta data tão importante, a vocês que fazem diferença", disse.

"Aproveito a oportunidade e agradeço aos profissionais que aqui estão dando parte de seu tempo em prol de vocês, além de um agradecimento especial ao Chiquinho Matos, pelos serviços voluntário, fazendo parte do Conselho do Idoso” conclui o gestor municipal.

Durante o evento, todos os da melhor idade presenteados com sombrinhas e guarda-chuvas.

Programação

1/10 - Período da manhã

- Abertura do evento;

- Apresentação do Coral da Melhor Idade do Sonho Azul que cantou dois clássicos, entre eles "Utopia" de Padre Zezinho (Que nenhuma família comece em qualquer de repente.);

- Coral da Melhor Idade do CCI que cantou "Eu quero apenas (...)", de Roberto Carlos;

- Leitura de uma mensagem feita pela Sra. Dulce, cujo titulo foi "A vida e o tempo";

- Palestra com a enfermeira da Unimed, Sra. Elaine, com o tema "Diabetes, Pressão e Qualidade de Vida";

- Aferição de pressão arterial;

- Orientação jurídica; e

- Embelezamento. 

2/10 - 13h30m - Período da tarde

- Palestra com o Dr. Saulo Pires de Andrade Martins, promotor de Justiça, com o tema "Direitos e Deveres do Idoso".

3/10 - 13h30m

Palestra com o Dr. Isandir Oliveira de Rezende, advogado, Presidente da Comissão de Direito do Idoso da OAB-MT e Especialista em Direito Previdenciário, que abordará o tema : "Direitos e Deveres do Idoso". 

4/10 Período da manhã

Passeio no Recanto da Águas com confraternização entre eles.

5/10 - 19h30

Desfile e baile com a escolha do Mister e Miss da melhor idade.

Sobre o Dia do idoso

No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabe-se que, em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.

É sabido, também, que, na Assembleia Geral de 1991, a ONU aprovou a Resolução 46/91, que trata dos direitos dos idosos. Os princípios dessa resolução norteiam as discussões contemporâneas sobre a situação do idoso. Entre esses princípios, estão os da “Autorrealização” e da “dignidade”, cujos pontos são:

Autorrealização:

Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades;

Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade;

Dignidade:

Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais;

Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.

Além desses princípios, a ONU ainda deu destaque às questões da assistência aos idosos e de sua integração e participação na sociedade, bem como da independência que lhes é inerente e que deve ser-lhes garantida em direitos como: oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros etc. O dia 1º de outubro, portanto, é reservado para pensar sobre todas essas questões fundamentais a respeito do idoso.




Compartilhar: FACEBOOK

CLIMA E TEMPO