ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

ÁGUA: 1 Milhão de litros é a capacidade do novo reservatório em construção para Mirassol D OesteÁGUA: 1 Milhão de litros é a capacidade do novo reservatório em construção para Mirassol D Oeste

Publicado em 26/05/2014, Por Assessoria de Imprensa AugustoSimões

O desenvolvimento desordenado das cidades, aliado à ocupação de áreas de mananciais e ao crescimento populacional, provoca o esgotamento das reservas naturais de água e obriga as populações a buscar fontes de captação cada vez mais distantes. A escassez é resultado do consumo cada vez maior, do mau uso dos recursos naturais, do desmatamento, da poluição, do desperdício, a participação da sociedade e a educação ambiental. 

 

Diante deste quadro caótico, Mirassol D´Oeste vem trabalhando cada vez mais para que a população receba uma água de extrema qualidade.   Um milhão de litros de água.  Voce sabe o que é isso ?  Um milhão de litros ou mil metros cúbicos é a quantidade do novo reservatório de água que o SAEMI – Serviço Autonomo de Agua e Esgoto de Mirassol D´Oeste está construido em anexo a Praça Martinho Tamandaré no Jardim São Paulo.

 

Uma obra que garantirá todo o abastecimento de água para Mirassol D´Oeste, onde o diretor do SAEMI – José de Souza, fala a respeito deste novo empreendimento para a cidade: “ Este reservatório com capacidade para hum milhão de litros de água irá muito contribuir para melhor abastecer Mirassol D´Oeste com relação a falta de Água e nós temos muito orgulho em poder oferecer mais este serviço a nossa população que precisa e merece água de muita qualidade[...]a obra está sendo realizada graças a recursos federais e acredito que em um espaço curto de tempo nossa cidade terá de uma vez superado a questão da falta de água em alguns bairros.”

 

O diretor da SAEMI também ressalta a questão da economia de água nas residencias: “ estamos acompanhando o drama que SÃO PAULO vive com a escassez de água e não queremos isso para a nossa cidade, por isso, economizar água nunca é demais, assim sendo quero deixar algumas dicas fundamentais para que a economia seja realidade na residencia de nossa população:

 

No banho: Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de no máximo cinco a quinze minutos economizam água e energia elétrica. Abra o chuveiro, molhe-se, feche-o, ensaboe-se e depois abra para enxaguar, ao invés de passar o tempo todo com o chuveiro ligado. 

 

Na escovação dos dentes: Escovar os dentes com a torneira aberta gasta até 25 litros. Escove primeiro depois abra a torneira apenas o necessário para encher um copo com a quantidade adequada para o enxágüe. 

 

Na descarga: Uma válvula de vaso sanitário chega a consumir vinte litros de água tratada quando acionada uma única vez. Aperte apenas o tempo necessário e não jogue lixo no vaso. 

 

Na torneira: Uma torneira aberta gasta de doze a vinte litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. 

 

Na lavagem de louças: Lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros. O certo é primeiro escovar e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez. 

 

Na lavagem de carros: Com a mangueira aberta o tempo todo consome-se, em média, seiscentos litros; com balde, aproximadamente sessenta litros. 

 

[...] se todos nós colocarmos estas orientações em prática, teremos muito mais água em nossa cidade e com mais qualidade para que todos possam usufruir no seu dia a dia.”

 

Para o Prefeito Elias Mendes Leal (PSD ) este novo reservatório " vem somar com os demais existentes e penso que a questão de água em nossa cidade estará 90% resolvido quanto a abastecimento, temos uma equipe muito boa trabalhando para que a população receba água da melhor qualidade e posso dizer, que se cada um de nós usarmos a água de forma racional, nossa cidade não sofrerá nos próximos anos com a falta deste liquido precioso.”

 

 

 

 

 




Compartilhar: FACEBOOK

CLIMA E TEMPO