ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

PACTO: Seminário reune autoridades e educadores para discutir Alfabetização até os oito anos de IdadePACTO: Seminário reune autoridades e educadores para discutir Alfabetização até os oito anos de Idade

Publicado em 22/02/2015, Por Assessoria de Imprensa Augusto Simões

Aconteceu na noite da última quinta-feira( 19.02.2015 )  na Escola Estadual Benedito Cesario da Cruz  “O Seminário  do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC”.

A abertura do evento contou com o vice-prefeito, José Rubens;  Assessora Pedagógica do Municipio, Vandilma Maria Teófilo, Edirlei Alves Borges Costa, sendo a Coordenadora local do Pacto, Suely do Prado de Oliveira Didone, Orientadora do PACTO nas Escolas Municipais,  Fabiana Rezende da Silva, Orientadora do PACTO nas Escolas Estaduais, Lucimar Evangelista Sá, Orientadora do PACTO das Escolas Estaduais, Odete Dobelin Mouco, Representante dos Diretores da Escolas Estaduais e Aristides Nunes da Conceição, Representante dos Diretores da Escolas Municipais, além de cerca de 80 professores alfabetizadores, amigos, pais e acadêmicos do município se fizeram presentes no evento.

 

Na ocasião, o Vice – Prefeito José Rubens, parabenizou a todos os envolvidos no PNAIC e lembrou que quem ganha com o empenho de cada professor são os alunos e ainda destacou  que após a finalização desta jornada é imprescindível colocar a metodologia em prática.

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

 

No evento se apresentaram grupos de dança das escolas estaduais e municipais do municipio  sendo:

- Escola Municipal  Inedi Castilho Queiroz

- Centro Educacional  Edson Athier Tamandaré

- Escola Estadual Irene Ortega

 

Cada apresentação mostrou o talento das crianças e trouxe a cada  pessoa presente que um bom  aprendizando resulta em envolvimento com a escola, onde o aluno é valorizado inclusive em tais apresentações, que arrancou aplausos de todos.

 

Para a Assessora Pedagógica do Municipio, Vandilma  Maria Teófilo, “ uma sequência planejada que pode durar 15 dias, meses ou até mesmo o ano letivo inteiro. Os professores têm novas perspectivas de se trabalhar a arte e o mais interessante é a troca de experiências entre professores. Para os professores o PNAIC foi uma descoberta do ‘eu posso e eu posso para a aprendizagem’”.

 

Para a Orientadora do PACTO das Escolas Estaduais, Lucimar Evangelista Sá, “ O Pacto traz uma metodologia diferenciada pra gente, onde apresentamos o erro para o aluno não como erro, mas sim como uma tentativa de acerto”, completou.

 

Já para Suely do Prado de Oliveira Didone,  Orientadora do PACTO das Escolas Estaduais foi suscinta ao dizer que trabalhar com o palpável oferece excelentes resultados aos alunos:  “a partir do momento em que você começa a trabalhar com o material concreto, isso faz com o desenvolvimento e a assimilação do aluno melhore. Ele consegue assimilar mais a teoria com a prática”.




Compartilhar: FACEBOOK

CLIMA E TEMPO