ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

SEGURANÇA na FRONTEIRA: Prefeito Elias Mendes Leal participa de audiencia em BrasiliaSEGURANÇA na FRONTEIRA: Prefeito Elias Mendes Leal participa de audiencia em Brasilia

Publicado em 16/04/2015, Por Assessoria de Imprensa Augusto Simões

A audiência pública foi realizada nesta quarta-feira, 15.04.2015 em Brasilia, onde foi requerida pelo Deputado Federal Ezequiel Fonseca, contando também com a participação da Ministra das Relações Exteriores e da Defesa, Marcia Loureiro, Delegado do Departamento de Policia Federal, Rubens José Maleiner, Edgar Dias da Agencia Brasileira de Inteligencia, Cel. de Infantaria das Forças Armadas, Regionaldo Veira de Abreu, Deputados Federais: Adilton  Sachetti – MT, Romulo Gouvea – PB, Luiz Cláudio – RO e Luiz Carlos Carlos Hauly – PR.

Convidados pelo Deputado Federal Ezequiel Fonseca, se fizeram presente os seguintes prefeitos da região Sudoeste do Estado de Mato Grosso: Elias Mendes Leal Filho de Mirassol D´Oeste, Francis Maris Cruz de Cáceres,  Araputanga - Sidney Salomé, São José dos Quatro Marcos – Carlos Bianchi,  Lambari D´Oeste-Maria Manea, Salto do Céu - Wemerson Adão Prata,Pontes e Lacerda -Donizete Barbosa do Nascimento.

Participaram também, os prefeitos dos municipios de Mato Grosso: Nova Bandeirantes, Solange Sousa Kreidloro e Matupá, Valter Miotto Ferreira.

No debate para discutir a segurança na faixa de fronteira, o representante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Edgar Ribeiro Dias, chamou a atenção para os problemas no Mato Grosso que faz fronteira com a Bolívia, que se tornou a principal entrada de drogas vindas do Peru e da Colômbia.

Para Edgar Ribeiro Dias, é preciso investir na proteção da fronteira para que essas drogas não cheguem ao Brasil onde são consumidas ou exportadas para outros países. "[Para combater] o tráfico internacional de drogas e de armas carece de investimento na área de inteligência e de patrulhamento também, mas muito mais de inteligência porque com uma fronteira de mais de 16 mil km é impossível você colocar um homem a cada dois três metros."

O deputado Ezequiel Fonseca destacou que está sendo implementada uma Frente Parlamentar Mista em Defesa da Faixa de Fronteira, onde citou que “ conheço os problemas do Mato Grosso com a Bolivia, onde este debate vem apenas fortalecer para que possamos atender não apenas o Mato Grosso, mas, as dez milhões de pessoas que moram naquela região “.

 

Dentro do debate, os prefeitos da Região Sudoeste se posicionaram para que o Governo Federal  tome uma providencia frente a onda de assaltos e furtos que ocorre com muita frequência na região de fronteira, envolvendo especialmente os municípios que  fazem divisa com a fronteira da Bolivia.

“ O debate foi extremamente produtivo onde tratou-se do tema da mais alta relevância, uma vez que dentre os problemas que ameaçam a segurança nas regiões fronteiriças, fizemos um grande debate nós que moramos em Mirassol D´Oeste, sabemos dos inúmeros problemas existentes na questão de segurança no dia a dia, especialmente aos furtos e assaltos que vem ocorrendo com muita frequência em nosso município e os demais da nossa região”, reitera o Prefeito Elias Mendes Leal.




Compartilhar: FACEBOOK

CLIMA E TEMPO