ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

DIA NACIONAL da ADOÇÃO: Carreata na cidade promove conscientização a população sobre como Adotar uma CriançaDIA NACIONAL da ADOÇÃO: Carreata na cidade promove conscientização a população sobre como Adotar uma Criança

Publicado em 29/05/2015, Por Assessoria de Imprensa Augusto Simões

“Abra o seu coração para a adoção. Vamos fazer um pacto de solidariedade, despir-nos de preconceitos para dar prioridade às crianças e adolescentes que estão acolhidos à espera de um lar.” Este apelo à sociedade mirassolense foi repetido inúmeras vezes na tarde desta quinta-feira (28) em movimento que percorreu ruas do centro de Mirassol D´Oeste.

 

Organizado pelo Poder Judiciário da Comarca do Municipio em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e demais segmentos da sociedade organizada, o movimento reuniu centenas de pessoas.

 

As autoridades do município presentes a carreata se destaca: a Juíza da Vara da Infância e Juventude de Mirassol D´Oeste - Dra. Edna Ederli Coutinho, Secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Iris Marques Leal, Secretária de Saúde – Sandra Horn Cruz, Coordenadora do Crass – Centro de Referência de Assistência Social – Elizangela Vicentini Fazolo, representando o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Sueli Cristina Teixeira e Fábio Ângelo Silveira, Servidores do fórum da comarca de Mirassol D´Oeste, Grupo da Terceira Idade, alunos da Escola Padre Tiago, como também, alunos do Serviço de  Convivência e Fortalecimento de Vínculos e demais convidados da sociedade civil.

 

Foi realizado o percurso junto ao carro de som com o apoio da Policia Militar que ia a frente direcionando o trânsito, onde, em alto e bom som, Nivaldo Lima – Gestor do Fórum da Comarca de Mirassol D´Oeste fez a locução de forma a sensibilizar moradores,comerciantes e transeuntes para a adoção sem preconceito.

 

Há hoje em Mato Grosso 752 crianças e adolescentes acolhidos em 79 instituições. Desse total, 77 estão aptos à adoção. Por outro lado, existem 842 famílias habilitadas para adotar. Os números não fecham porque as crianças não atendem ao perfil pretendido pelos adotantes. Geralmente são maiores de três anos, negras ou apresentam alguma necessidade especial. Por isso, o mote da campanha deste ano é a adoção sem preconceito, para mostrar que essas crianças também têm direito a um lar.

 

A carreata marca o início da Semana da Adoção no Estado e também é alusiva à comemoração do Dia Nacional da Adoção ( 25 de Maio ).

O ponto de chegada da carreata foi na Praça Ataide Pereira Leite – onde a Juíza da Vara da Infância e Juventude - Dra. Edna Ederli Coutinho agradeceu a presença de todos que participaram da carreata e em rápidas palavras explicou os trâmites legais para se realizar uma adoção através do Fórum da Comarca de Mirassol D´Oeste, onde foi suscinta ao dizer: “ a adoção é, acima de tudo, um ato de amor, e por isso a importância de movimentos como este para informar aqueles que muitas vezes têm vontade de adotar, mas não sabem como proceder. Este é o propósito do Judiciário nesta tarde, aproximar-se do cidadão para sensibilizá-lo”.

 

Para a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Iris Marques Leal, o preconceito  e até mesmo a falta de informação não deve mais fazer parte da população ao querer adotar uma criança.  “ Demais está dizer da importância de eventos desse tipo. Normalmente a adoção enfrenta muitos preconceitos e chamar a atenção da comunidade é super importante para mostrar que adotar não é difícil”.




Compartilhar: FACEBOOK

CLIMA E TEMPO