ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Governo do Estado entrega três resfriadores de 1000 litros cada para Mirassol D OesteGoverno do Estado entrega três resfriadores de 1000 litros cada para Mirassol D Oeste

Publicado em 03/06/2015, Por Assessoria de Imprensa Augusto simoes

Os pequenos produtores de leite de 24 municípios de Mato Grosso receberam 88 resfriadores de leite do Governo do Estado, em um investimento de R$ 1,5 milhões de reais. A ação, realizada por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), é fundamental para aumentar os índices de produção e a qualidade do leite produzido por cooperativas e pequenos produtores familiares. A entrega foi realizada nesta quarta- feira (03.06), no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, em Várzea Grande.

A expectativa é que cinco mil famílias sejam beneficiadas com esta ação. Os equipamentos irão fortalecer o Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, que busca modernizar os processos de industrialização, diversificação dos produtos e obter maior qualidade do leite produzido em Mato Grosso. O Estado possui hoje 716 assentamentos com 110 mil famílias que vivem da agricultura familiar. O objetivo do Governo é investir na produção realizada por estas famílias com apoio técnico e financeiro.

Segundo o governador Pedro Taques, o cooperativismo é muito importante e será apoiado nesta gestão. “Este evento de hoje não será realizado de forma isolada, pois Mato Grosso terá muitas ações para beneficiar os pequenos produtores e agricultura familiar. Precisamos falar em pesquisa e em microcréditos para estas famílias. Importante lembrar que já determinamos que a merenda escolar seja fornecida com produtos da agricultura familiar”, afirmou.

 

De acordo com o secretário de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes, avalia que esta ação mostra que o governo tem compromisso com a agricultura familiar e consolida a intenção do Estado em trazer a produção familiar como foco das ações públicas nesta gestão. “Os equipamentos vão ajudar na profissionalização da cadeia leiteira o que irá gerar emprego, renda e condições para as famílias se manterem no campo. Também entregamos 4.300 toneladas de calcário para melhorar as pastagens e ajudar na produção. Calcário é fundamental para o Cerrado”, explicou.

Para o Secretário de Agricultura de Mirassol D´Oeste, José Vanderlei Batista, presente ao evento, a entrega  dos três resfriadores de 1000 litros cada um para o município vem em boa hora: “  estou honrado em poder receber estes equipamentos por parte do governo estadual e que irão melhorar com certeza a qualidade do produtor, aliás, nossos  produtores estão ansiosos esperando esses resfriadores. “

Os 1,5 milhões de reais investidos na compra dos resfriadores de leite foram conseguidos por meio de uma emenda federal junto ao Ministério da Integração Nacional. O governador de Mato Grosso entrou com uma contrapartida de R$ 151 mil reais para compra dos equipamentos.

 

Os municípios foram selecionados de acordo com a demanda e potencialidade de produção do leite dos pequenos produtores do Estado. Foram contemplados:  Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Campinápolis, Castanheira, Cotriguaçu, Aripuanã, Guarantã do Norte, Jauru, Juruena, MIRASSOL D´OESTE, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Xavantina, Novo Mundo, Paranaíta, Pontal do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, São José do Povo, Poxoréu, Terra Nova do Norte, Tabaporã, Várzea Grande e Vila Bela de Santíssima Trindade.

 

 

 




Compartilhar: FACEBOOK

CLIMA E TEMPO