ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+
Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOT͍CIAS Início >

SEMANA do MEIO AMBIENTE: Alunos do 8o e 9o ano visitam a Represa CarnaibaSEMANA do MEIO AMBIENTE: Alunos do 8o e 9o ano visitam a Represa Carnaiba

Publicado em 16/06/2015, Por Augusto Simões

Na semana do meio ambiente, alunos do 8º e 9º. ano do Centro Educacional Edson Athier Tamandaré e Escola Municipal Inedi Fontes Queiroz, visitaram a Represa Carnaiba com seus respectivos professores e diretores de escolas na última quarta-feira (10 ).

 

A represa fica localizada próximo a antiga escola técnica rural.    Sob olhares atento ao local, cada aluno ouviu da  Engenheira Sanitarista do SAEMI – Serviço Autonomo de Àgua e Esgoto de Mirassol D´Oeste, Kerley Cristina Amaral Ferreira Pinhal, como funciona o sistema de captação de àgua para abastecer a cidade de Mirassol D´Oeste. “a água captada na represa é transportada por meio de tubos, chamado de adutora, até a Estação de Tratamento, onde recebe o tratamento necessário torná-la potável, dentro dos padrões para consumo humano."

Como meio de entender em detalhes como funciona o processo de captação de àgua, os alunos também compreenderam que preservar o meio ambiente é um processo de total consciência para que possa haver àgua no futuro.

A Represa Carnaíba recebe esse nome devido ao principal córrego formador, o Córrego Carnaíba, que nasce próximo ao Distrito de Sonho Azul.

O Córrego Carnaíba e o Córrego Ribeirão Caeté, juntos são os principais córregos usados para o abastecimento público, e em virtude disso, são alvos do Projeto Produtor de Água, da Agência Nacional de águas (ANA), que tem como objetivo a proteção e recuperação de mananciais, gerando benefícios para a bacia e para a população.

 

Para o diretor do Centro Educacional Edson Athier Tamandaré, Aristides Nunes da Conceição,    a visita dos alunos certamente será uma experiência inesquecível: “ hoje os alunos puderam compreender que preservar o meio ambiente é algo que é possível sim, aliás, algo mais sério do que se pensa, pois envolve sobrevivência humana e esta visita os torna cônscios de que cada um fazendo a sua parte, teremos não apenas àgua no futuro, mas, uma cidade onde o meio ambiente será  grato por ter sido bem cuidado.”






Compartilhar:



CLIMA E TEMPO