ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Curso de piscicultura comercial é sucesso em Mirassol D Oeste Curso de piscicultura comercial é sucesso em Mirassol D Oeste

Publicado em 23/06/2015, Por Assessoria de Imprensa Augusto Simões

A Prefeitura de        Mirassol Doeste através da Secretaria de Agricultura realizou  nos dia 17 a 20 de Junho o curso “ Como iniciar a Piscicultura Comercial “.  O curso  ocorreu  em parceria com o SEBRAE e Consorcio Nascentes do Pantanal.

A capacitação é voltada a candidatos a empreendedores do ramo ou piscicultores já atuantes no mercado e que desejam aprimorar conhecimentos e técnicas de manejo.  Participaram 12 alunos o qual puderam aprender sobre alimentação dos peixes, quantidade de ração, número de refeições, reprodução, melhoramento genético e muitas outras orientações sobre a piscicultura.

Os alunos compreenderam que se em um tanque os peixes crescem desuniformes, é sinal de que o produtor errou na alimentação e distribuiu desigualmente a ração. Quando eles param de comer, basta suspender a ração. O excesso de ração, inclusive, estraga a água.

Na aula pratica o curso foi administrado na Piscicultura  Paraiso das Aguas, o qual foi mostrado desde como verificar temperatura da agua e oxigenação, até altura, fundura e  a forma correta de soltura  de peixes por metro quadrado.

O Estado de Mato Grosso está na maior bacia de água doce do mundo, a Bacia Amazônica. São 3,8 milhões de km², que abrangem seis estados.  MT ocupa o terceiro lugar (48 mil ton/ano) no ranking nacional de produção de peixes, ficando atrás apenas de Santa Catarina (75 mil ton/ano) e Paraná (55 mil ton/ano), segundo dados  de 2012 do Ministério da Pesca  (MPA). A maioria produzida em Mato Grosso é de peixes redondos como tambacu, tambaqui e tabatinga.  O estado tem se destacado como um dos que mais buscam e aplicam pacotes tecnológicos inovadores na piscicultura, visando melhoria da produtividade e competitividade no segmento.  

 

Ao final do curso, todos puderam se congratular e receber o seu certificado de participação em um gostoso almoço.

 




Compartilhar: FACEBOOK

CLIMA E TEMPO