ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Deputado Estadual Dr Leonardo e Prefeito Elias Leal compartilham com comitivas o resgate do Arroz CarreteiroDeputado Estadual Dr Leonardo e Prefeito Elias Leal compartilham com comitivas o resgate do Arroz Carreteiro

Publicado em 09/09/2015, Por Assessoria de Imprensa Augusto Simões

O prefeito de Mirassol D´Oeste – Elias Mendes Leal Filho se fez presente no recinto neste último domingo ( 06) junto com o deputado estadual Dr. Leonardo juntamente com as comitivas que prepararam o seu arroz carreteiro, o qual contou pontos para a classificação final da comitiva vencedora da cavalgada que abriu a 18ª. Expossol, o melhor arroz carreteiro.

“Este evento foi mais uma oportunidade de unir toda a comunidade onde puderam preparar um delicioso prato – arroz carreteiro, além de proporcionar uma grande confraternização entre os participantes que há muito tempo não se viam tornando um dia muito agradável a todos, quero aproveitar este momento para agradecer a todos que participaram direta ou indiretamente deste evento que juntos com a comunidade presente pudemos transformar esse evento no maior sucesso mostrando assim, toda a nossa potência e a nossa tradição que jamais deverá ser perdida”, destacou o prefeito.

 

Para os que não conhecem a queima do alho: é uma culinária típica das comitivas dos peões de boiadeiro que viajavam "mundão afora" levando o gado. Consta que as viagens duravam de três a seis meses, daí a preocupação de levar no lombo de animais, alimentos não perecíveis. A Queima do Alho traz em seu cardápio: arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é preparada em fogão improvisado, bem próximo ao chão e foi exatamente para resgatar esta raiz que as comitivas fizeram o seu arroz carreteiro, um resgaste dos grandes peões boiadeiros que já passaram por Mirassol D´Oeste no passado.

O cheirinho de alho predominava todo o espaço e a fumaça dos fogões era avistada de longe, sinal, de que logo o almoço dos tropeiros seria servido.

Para o deputado estadual Dr. Leonardo, este momento de resgate da queima do alho enobrece o município e até mesmo o estado: “É muito importante para a cultura mirassolense a permanência de costumes como esses. Eventos dessa natureza enobrecem as nossas tradições. E povo sem tradição morre a cada geração”, disse o deputado.




Compartilhar: FACEBOOK

CLIMA E TEMPO