ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+
Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOT͍CIAS Início >

Mirassol D Oeste comemora o dia da árvore conscietizando a preservação das NascentesMirassol D Oeste comemora o dia da árvore conscietizando a preservação das Nascentes

Publicado em 21/09/2015, Por Augusto Simões

O Dia da árvore é comemorado todo dia 21 de setembro. A data foi escolhida porque é a mesma do início da primavera. Mas a árvore merece mesmo um dia especial porque é muito importante para todo mundo. Falando nisso, você já parou para pensar no tamanho da importância que as árvores têm para o nosso Planeta?

Além de reter o dióxido de carbono (CO2), que em excesso contribui para o aquecimento global, elas fornecem a maior parte do oxigênio de que precisamos para sobreviver. Assim, contribuem para diminuir a poluição e ajudam a reduzir casos de asma, de câncer de pele e até de doenças relacionadas ao estresse. E tem outra coisa. Quem não gosta de aproveitar a sombra de uma árvore para brincar, ler um bom livro ou fazer um picnic?

 

Achou muito? Ainda tem mais:

As árvores ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia porque as folhas e as raízes contribuem para o controle do clima. As folhas ajudam a reduzir a temperatura. Elas liberam umidade no ar. Tudo isso acontece sem que a gente consiga ver, mas uma árvore, sozinha pode liberar 150 mil litros de água no meio ambiente por ano. Isso faz com que o clima fique mais agradável e diminua o uso de ventiladores e ar condicionado.

Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade, variedade de formas de vida que podemos encontrar na terra  como plantas, aves, mamíferos e até insetos.

 

Foi para falar a população a respeito da árvore, que a EMPAER - Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural em parceria com a Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal realizou uma série de palestras sobre o tema.  Na ocasião foram distribuídas cerca de 200 mudas de árvores para serem plantadas pelos participantes dos eventos.

 

De manhã na Escola Estadual João de Campos Vidal no Distrito de Sonho Azul e na parte da tarde na Comunidade do Rancho Alegre.

 

Também foi oferecida palestras sob o tema:” Renascendo as Aguas de Mirassol D´Oeste “ onde visou a motivação as famílias para que preservem  os córregos  do município através da conscientização.

 

Para a Técnica da EMPAER de Mirassol D´Oeste, Conceição Saminez o evento trouxe  a consciência do quanto é necessário cuidar não apenas da árvore, mas, especialmente das nascentes  do município: “ estamos felizes pelas famílias que compareceram, haja vista que a comunidade do RANCHO ALEGRE faz parte do programa Renascendo as Aguas de Mirassol D´Oeste que é um programa da Prefeitura Municipal através da ANA – Agência Nacional de Àguas.

Temos  nesta data a grande oportunidade de dar um abraço em nossas árvores como agradecimento por tudo que fazem por nós. Agradeço a todos que participaram dos eventos e o apoio da Secretaria de Agricultura para que esta data fosse comemorada conosco.”

 

Para o Secretário de Agricultura da Prefeitura Municipal  José Vanderlei Batista, o encontro foi “ extremamente proveitoso para entendermos a importância da árvore  e também do programa “ Renascendo as Àguas de Mirassol D´Oeste “ o qual  os que participaram entenderam a importância de se preservar os nossos mananciais, onde agradeço a todos os que compareceram da comunidade  nesta data especial.”






Compartilhar:



CLIMA E TEMPO