Um mosquito e três doenças. O Aedes aegypti é um antigo conhecido do brasileiro, especialmente pela dengue
Dados do Ministério da Saúde mostram que entre janeiro e 10 de dezembro do ano passado foram confirmados 10.319 casos de dengue e 141 mortes. Para chikungunya, foram 65.840 casos confirmados e 36 mortes. Com menor incidência, a zika teve 3.625 casos confirmados e 4 mortes. Além de serem transmitidas pelo mesmo inseto, as três doenças têm em comum sintomas iniciais como mal-estar e dor muscular, mas é importante estar alerta aos indícios de cada problema e, principalmente, eliminar focos do mosquito. Veja abaixo:
DENGUE
É uma doença febril aguda causada por um vírus do gênero Flavivírus e transmitida por meio da picada do Aedes aegypti. De acordo com o Ministério da Saúde, é hoje a mais importante arbovirose (propagada por mosquitos artrópodes) que afeta o homem e é considerada um problema de saúde pública, especialmente em países tropicais onde o clima favorece a proliferação desse tipo de mosquito. Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
ZIKA
Transmitida também pela picada do Aedes aegypti, em 80% dos casos, o vírus da zika não desenvolve sintomas e a doença passa despercebida. E quando aparecem seus sinais —febre, dor de cabeça, vermelhidão nos olhos, dores nas articulações e manchas no corpo— são, na maioria das vezes, considerados leves e têm cura espontânea após dez dias.
Principais sintomas são:
CHIKUNGUNYA
Já conhecida na Europa, a febre chikungunya foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2014. Ela é causada pelo vírus Chikv e provoca sintomas iniciais bem parecidos com os da dengue: febre alta abrupta e mal-estar. O que a diferencia são, febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez.
O controle se faz através do combate à proliferação do mosquito e da eliminação de criadouros (local onde se acumule água limpa e parada onde o mosquito vai depositar seus ovos). A eliminação de criadouros é a única maneira de se evitar a proliferação das doenças.