Com o objetivo  de aproveitar melhor os produtos da agricultura familiar nas merendas dos alunos, reforçar metas e a metodologia de trabalho para com as merendeiras das escolas municipais e estaduais de Mirassol D Oeste, foi realizado no anfiteatro da Escola Estadual Benedito Cesário da Cruz nos últimos dias 13  e 14 de março de 2014 a 1a. Oficina de Elaboração de Cardápios Alternativos a Partir dos Produtos da Agricultura Familiar.

A 1ª. Oficina foi realizada graças as parcerias: Assessoria pedagógica do município, Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Mirassol D Oeste e da FASE – Federação de Órgãos de Assistência Social e Educacional.

Na abertura do evento, a assessora pedagógica da rede estadual de Mirassol D Oeste, Maria de Lourdes da Silva Paixão, foi suscinta ao dizer que “ é através de ações de inteiração e de conhecimento que construímos resultados positivos, onde, esta capacitação é apenas uma forma de mostrar o reconhecimento de cada um dentro de cada setor em nossas escolas “.

Boas práticas e qualidade nutricional. Um tema discorrido pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Paula Magalhães Souza Pádua, onde ressaltou a questão dos estudantes do município que merecem uma alimentação de extrema qualidade : “  O nosso grande desafio é oferecer produtos nutritivos e que agradem ao paladar dos nossos estudantes, visando  uma melhor qualidade nutricional e que resulte num rendimento escolar excelente, onde o trabalho de nossas merendeiras é vital para que ocorra todo este processo . “

Para o Secretário de Agricultura da Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste, José Vanderlei Batista: “ encontros como estes incentivam o trabalho coletivo, aumentam a auto-estíma dos profissionais, beneficiando em efeito cascata os alunos da nossa cidade “.

Mas foi o tema sobre a elaboração alternativa de cardápio, apresentado pela Diretora da Escola Estadual Madre Cristina, Maria José de Souza, que motivou ainda mais os presentes a entender melhor toda complexidade exigida para que a alimentação de qualidade chegue aos alunos “ Reunimos carboidrato, proteína e vitaminas essenciais. Fazemos o possível para cumprir à risca, porque o resultado final será notado com a melhora da saúde e  também no rendimento escolar”.

A seguir, houve a parte prática, onde três grupos formados de merendeiras participantes no evento, foram até a cozinha da Escola Estadual Benedito Cesário da Cruz e realizaram a manipulação de alimentos.

Para a Secretaria de Educação, Marli Andromede Ferreira ao falar sobre o encontro, frisou a questão de cada merendeira ser multiplicadora: “Essa I oficina privilegia a troca de experiências entre as merendeiras. Aqui, o objetivo é reeducar suas práticas na cozinha, ajudando na melhoria de vida tanto dos alunos quanto de suas próprias famílias. Queremos que as merendeiras se tornem multiplicadoras desses conhecimentos”, como também, aproveitou o momento para falar do abastecimento da merenda escolar  em todas as unidades municípais de ensino:" Todas as nossas escolas e creches já estão abastecidas com a merenda escolar e hoje,mais do que nunca, nossos alunos merecem não apenas aulas com excelentes profissionais, mas, especialmente, uma alimentação que os façam sentir orgulhosos de serem os nossos alunos, nossos futuros homens e mulheres de uma Mirassol D´Oeste cada vez melhor", conclui.