Com histórico de luta pela emancipação política administrativa, os pioneiros do município de Mirassol D’Oeste foram homenageados na noite desta terça-feira (13.05.2014) em sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores  da cidade.

Se fizeram presentes inúmeras autoridades, entre elas, o deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) deputado estadual Português (PSD), o prefeito  Elias Mendes Leal (PSD), presidente da Câmara, vereador Laércio Pereira (PROS), como também, demais vereadores, secretários municipais, o pastor Levi Medeiros da Igreja Batista Avivada da Restauração,outras autoridades locais, regionais e familiares dos homenageados.

Na ocasião, o prefeito Elias Mendes Leal ( PSD) comentou as conquistas e as realizações dos mirassolenses que trabalharam e ainda trabalham por dias melhores em prol do desenvolvimento da cidade. Para ele, essa homenagem significativa mostra a importância daqueles que se sacrificaram para consolidar a criação do município.

“Foram muitas lutas, conquistas e vitorias. Hoje a população que já chega aos 30 mil agradece e admira aqueles que não mediram esforços para que houvesse dias melhores. Foi uma época muito dificil aos nossos colonizadores, mas, sempre com olhar voltado a um futuro de progresso e hoje, não deve ser diferente,temos que ver uma Mirassol D´oeste  sempre rumo ao progresso e desenvolvimento” disse o prefeito.

A cerimonia foi realizada pela Câmara de Vereadores em parceria com a Rádio 14 FM visando resgatar a história para que as novas gerações se espelhem nessa luta de grandes homens e mulheres que deram o seu melhor em prol de Mirassol D´Oeste.

O povoado de Mirassol D'Oeste foi fundado em 28 de outubro de 1964. O nome foi dado em homenagem à cidade paulista homônima onde residia as famílias dos idealizadores da cidade de Mirassol D'Oeste, Antonio Lopes Molon e Benedito Cesário da Cruz, que vieram para a região por volta de 1958, adquirindo algumas terras devolutas, onde hoje está o município.

A arrancada do povoamento da região de Mirassol D’Oeste começou realmente com a construção da Ponte sobre o rio Paraguai, no município de Cáceres, no ano de 1960, e grande concentração de imigrantes paulistas das cidades de Fernandópolis, Jales, Mirassol, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Votuporanga, entre outras.

No entanto, com a publicação da Lei número 3.698 de autoria do deputado Airton reis, em 14 de maio de maio de 1976, o município foi desmembrado de Cáceres e finalmente criado e que hoje cresce e se desenvolve cm sua gente brava e destemida rumo a um futuro de prosperidade e grandes realizações.