Naa solenidade de formatura de 1.200 alunos do Pronatec -  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, realizada na última quinta-feira (24.04.2014) em Cuiabá, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli entregou nas mãos da presidente Dilma Rousseff uma carta contendo as expectativas da universidade em relação ao processo de expansão no Estado. Entre os municípios com viabilidade para receber a unidade está Mirassol D’Oeste, distante à 390 km da capital.

Na ocasião, foi reforçada a reivindicação junto à presidente salientando a importância do campus para a região fronteiriça. “A implantação do campus em Mirassol é um sonho antigo da população. O objetivo é oportunizar o desenvolvimento regional.”

Na carta também entregue ao ministro da educação, Henrique Paim, foi apontada a necessidade da abertura de cinco novos campi no Estado com oferta de mais de 55 novos cursos, oportunizando ainda a contratação de doutores, mestres e ampliação de sua estrutura.

No mês de maio deste ano, a presidente deverá receber os reitores de todos os Estado brasileiros, na qual estarão apresentando um documento em conjunto relatando a necessidade de ampliação das universidades. “Nosso compromisso é com a educação, da creche à pós-graduação”, destacou o ministro Paim.

Na primeira semana do mês de abril, Durcelina Sales do Amaral – Coordenadora do Instituto Canopus em Mirassol D´Oeste esteve na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para pontuar o compromisso de continuar nessa luta em prol da universidade na região. Ao longo dos dois últimos anos foram realizadas diversas mobilizações entre audiências públicas, reuniões com o governador, com ministro da Educação, reitoria, deputados, prefeitos, vereadores, lideranças e sociedade organizada em torno da viabilidade do projeto.

Oportunamente, estando  ao lado da Presidenta Dilma Roussef, a Presidente do Instituto Canopus, Durcelina Sales do Amaral, falou a Presidenta sobre a grande necessidade  de se ter uma extensão da UFMT – Universidade Federal do Estado de Mato Grosso em Mirassol D´Oeste, onde ouviu da Presidenta Dilma que esta solicitação seria estudada com carinho, já que não conhecia e não sabia onde se situava Mirassol D´Oeste no estado de Mato Grosso.

Para o prefeito Elias Mendes Leal, esta “ foi a maior oportunidade de se mostrar para a Presidenta Dilma Roussef  quem somos e onde estamos localizados e assim, termos despertado a sensibilidade da Presidenta para que traga em nossa cidade a UFMT, por meio de sua extensão. Agora é esperar  e confiar plenamente na direção de DEUS para termos mais este sonho realizado em nossa cidade.”

“O nosso compromisso é continuar nessa luta, não vamos descansar até que se realize, já buscamos apoio da bancada federal, senadores e da presidente Dilma. Toda sociedade civil e lideranças estão organizados em prol da UFMT”, disse Dulcelina Sales do Amaral - Coordenadora do Instituto Canopus em Mirassol D´Oeste.