A Fundação Municipal de Saúde” Samuel Greve”, estará realizando do dia 1º ao dia 07 de agosto de 2013, palestras sobre a semana mundial do aleitamento materno. Ocasião em que aproveita para convidar as gestantes e lactantes para estarem participando, será na sala de reuniões do hospital, à partir das 14:00. Saiba mais sobre o assunto: COMO AMAMENTAR - POSICIONAMENTO E PEGA POSIÇÃO DA MÃE A mãe escolhe a posição para dar de mamar: A mãe pode ficar DEITADA, SENTADA ou EM PÉ. O importante é a mãe e o bebê sentirem-se bem confortáveis. Se a mãe der de mamar A mãe deve deitar-se de lado, apoiando sua cabeça e costas em travesseiros para ficar mais à vontade. A mãe também pode dar de mamar recostada na cama. POSIÇÃO DO BEBÊ O corpo do bebê deve estar inteiramente de frente para a mãe e bem próximo (barriga do bebê voltada para o corpo da mãe). O bebê deve estar alinhado, a cabeça e a coluna em linha reta, no mesmo eixo. A boca do bebê deve estar de frente para o bico do peito A mãe deve apoiar com o braço e mão o corpo e o “bumbum” do bebê. Aproximar a boca do bebê bem de frente ao peito, para que ele possa abocanhar, ou seja, colocar a maior parte da aréola (área mais escura e arredondada do peito) dentro da boca. Queixo do bebê tocando o peito da mãe. NÃO EXISTE LEITE FRACO O colostro é o primeiro leite que sai do peito e é produzido nos primeiros dias após o parto. É importante que o recém-nascido mame o colostro, porque ele contém tudo o que o bebê necessita nos primeiros dias. PROBLEMAS MAIS FREQÜENTES DA AMAMENTAÇÃO Fissura ou rachadura Ocorre quando o posicionamento ou a pega estão errados. Como evitar: Manter os peitos enxutos; Evitar que os peitos fiquem muito cheios ou doloridos; Posicionar o bebê corretamente. Como tratar rachaduras: Amamentar não deve doer. Porém, é importante que a mãe continue a amamentar, corrigindo possíveis problemas de “pega” e posição. Fazendo essas correções, a dor desaparece. Se aparecerem rachaduras elas devem: Posicionar melhor o bebê no peito e corrigir a “pega”; Começar a dar o peito pela mama sadia e depois passar para a mama com rachaduras; Expor as mamas aos raios do sol ou à luz artificial (lâmpada de 40 watts a uma distância de 30 cm); Ordenhar manualmente o excesso de leite para evitar que o leite fique “empedrado”. Se a mãe tiver febre alta ou muita dor, consultar o médico. Rachadura pode levar ao ingurgitamento (leite empedrado) e este à mastite. Tudo que você gestante ou lactante precisa saber sobre o tema, estará sendo abordado na Semana Mundial do Aleitamento Materno. A direção da Fundação Através da Sra Luci Garcia convida à todas.