Pela primeira vez na história deste município, como determina a lei, cidadãos mirassolenses, agora terão espaço para reclamações e sugestões nas informações de interesse público, atendimento e prestação de serviços.

A estudante universitária Ketulin Nayara Delmondes da Silva, tomou posse na manhã desta segunda-feira (17.06) no gabinete do prefeito Elias Leal (PSD), como Coordenadora da Ouvidoria Municipal. Participaram da posse, o vereador e líder do Governo Municipal no Poder Legislativo, Paulo Ferreira Gonçalves (PSC), secretários municipais e assessores. A iniciativa faz parte do projeto de transparência da gestão ‘Trabalhando Uma Cidade Melhor‘.

Um dos principais objetivos da Ouvidoria é ampliar contato entre o poder público municipal e a população. “Com dinamismo, experiência técnica e política, o prefeito Elias Leal cria e instala a Ouvidoria municipal como farol sinalizador de sua gestão”, ressaltaram os secretários de Administração e Fazenda, o advogado Valdinei Salgueiro e Francisco Amarante, respectivamente. Entre as cidades mato-grossenses com menos de 50 mil habitantes, Mirassol D´Oeste está sendo uma das pioneira.

“Vamos trabalhar em ação conjunta, que vai envolver todos os servidores públicos, prefeito, vice, secretários, etc. A Ouvidoria não será tarefa de apenas uma pessoa, e sim uma importante e decisiva ação governamental. A população terá mais um instrumento que visa permitir a inserção ativa das pessoas no controle dos serviços públicos municipais. Com muito trabalho, vamos facilitar o exercício e a qualificação da cidadania, permitindo a interação do gestor”, garantiu a Coordenadora da Ouvidoria, durante a sua posse.

De acordo com o prefeito Elias Leal, “a ouvidoria vai instrumentalizar os anseios de nossa gente. Sejam por meio de críticas, denúncias, reclamações ou sugestões, todos terão voz. A participação cidadã nesse processo vai auxiliar na administração do nosso governo, que continuará sendo participativo. Será um mecanismo para a sociedade se expressar sobre os serviços públicos municipais. Nossa meta é melhorar a satisfação das pessoas, por isso, a ouvidoria terá papel decisivo e importante nesse seguimento”, explicou.

Elias Leal destaca ainda os benefícios que serão obtidos pela população com a implantação da Ouvidora: “Será importante, pois contribuirá para a cidadania e para a administração pública de qualidade.” Ele elencou os valores básicos do novo órgão, entre eles: ética, imparcialidade, confiabilidade e autonomia.

A Secretaria de Administração já está agilizando a disponibilização do número de telefone 0800 para atendimento ao público, bem como a criação de um E-mail para o envio de mensagens via rede mundial de computadores (Internet). A Ouvidora informa que, assim que o número for implantado e o endereço eletrônico (E-mail), será feito um trabalho de divulgação para que todos tomem conhecimento dos novos espaços. A Ouvidoria estará atendendo em uma das salas do prédio onde está instalada a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, localizado em frente ao Paço Administrativo Municipal “Miguel Botelho de Carvalho”.

A Ouvidoria Municipal foi criada em 30 de abril de 2013, através da Lei Nº 1.151/13, aprovada pela Câmara de Vereadores. Mirassol D´Oeste é também um dos 20 municípios de Mato Grosso que se adequaram à Lei de Acesso à Informação, ou Lei da Transparência, como é conhecida, que permitirá à população a ter acesso pelo site oficial do município a toda execução orçamentária com transmissão de dados em tempo real e a remuneração mensal dos servidores públicos.