O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi apresentado para gestores de oito municípios do médio-norte de Mato Grosso. O trabalho é direcionado ao ensino fundamental e tem o objetivo de divulgar e proliferar os comportamentos empreendedores que foram identificados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao todo são nove módulos e a adesão ao projeto não implica em custo para a prefeitura.

A linguagem utilizada é desenvolvida para o público e permite aos professores capacitados adaptar algumas atividades as características da região. Todas as atividades são práticas e abordam temas como empreendedorismo, sustentabilidade e ética.

Mauro Kosis, analista de Controle de Finanças da CGU, participou do evento, que aconteceu em Mirassol D’oeste na sexta-feira (25.07.2014), e disse que o ensino é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento do município.

Conforme Kosis, a “ educação empreendedora vai ampliar o número de pequenas empresas, arrecadação e ainda de empregos na cidade, onde,atualmente, segundo o analista, a prefeitura é o maior empregador e nenhuma delas tem condições de absorver toda a mão de obra local.”

O prefeito de Mirassol D’oeste, Elias Mendes Leal Filho ( PSD ), disse que ficou muito interessado no projeto e que “ pretendemos fazer a adesão, aliás, a educação tem um papel fundamental para o desenvolvimento da cidade.”

A líder da unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Mato Grosso, Zaíra Pereira, explica que as aulas podem ser acrescentadas na grade curricular como conteúdo extra porque já foram aprovadas pelos Ministério da Educação (MEC).

Estiveram presentes na região os gestores das cidades de Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga,Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Rio Branco, Lambari D’Oeste e Curvelândia. Todos os municípios integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal.

Fonte: agencia sebrae - MT