Sob o manto do anonimato e demonstrando total desrespeito ao patrimônio público, vândalos estão aos poucos destruindo os aparelhos das Academias da Terceira Idade de Mirassol D´Oeste.
Os espaços, criados para serem locais de relaxamento e a prática de atividades físicas, focadas principalmente ao público idoso já há algum tempo vem sendo depredados. São bancos com as travessas de ferro que formam o assento arrancadas, suportes dos aparelhos destruídos além de outra série de atos de vandalismo.
Patrimônio público é o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Aquele que destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, segundo o Art. 163, Código Penal (Lei Nº 2.848/40), cumprirá pena de detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Quem perde com esta ação é a própria sociedade e mais diretamente os usuários dos equipamentos das Academias da Terceira Idade (ATIS).
O vandalismo deve ser repreendido pela sociedade, e denunciar ao ver algum ato ocorrendo é a maneira de auxiliar no combate a esta conduta criminosa, demonstrando assim a consciência necessária para que possamos ter uma cidade com seu patrimônio preservado e livre dos maus tratos.
Para o Secretário de Administração, Marcio Luiz Pereira, “ as academias foram colocadas em toda a cidade para que se use e se exercite, especialmente os mais idosos, como temos: Praça Ataide Pereira Leite, Praça do Rotary, Praça Martinho Tamandaré e Praça do Distrito de Sonho Azul, por isso, pedimos que zelem por estes equipamentos, afinal, foram colocados beneficiando toda a nossa população.”