Os moradores do munícipio de Mirassol D´Oeste tiveram a oportunidade no último dia 27 de Junho de garantir seus direitos básicos no Mutirão Rural da Cidadania - Miração - Mirassol em Ação realizado na Escola Estadual “Boa Vista” no Bairro Alto da Boa Vista. Diversos serviços de cidadania, educação e saúde foram prestados à comunidade.

O evento é resultado de uma parceria entre Governo do Estado de Mato Grosso, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS), Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste, Secretaria Municipal de Promoção Social e outras instituições.

Objetivo do projeto é promover a inclusão social e resgatar a cidadania da população. Assim, todo o processo ocorreu de forma ágil e gratuita para melhor atender o cidadão.

Durante o Mutirão foram contabilizados 1612 atendimentos, dentre eles: a emissão de 11 Carteiras de Trabalho;; 17 registros civil (Certidão de Nascimento/Casamento/Óbito); 02 Carteiras de Pescador para aposentados com mais de 60 anos de idade;  222 plastificações de documentos; 159 fotografias, 159 xérox,61 Cartões do SUS,  25 cortes de cabelo, Hipossuficiencia 87, 2ª. Via de CPF: 05, Teste de Glicemia: 24, Aferição de Pressão Arterial: 37, Triagem: 148.

A secretária municipal de Promoção Social, Iris Marques Leal, ressaltou que o mutirão contribuiu de forma significativa para a comunidade. “Levar a toda a comunidade carente a possibilidade de estar exercendo o direito a sua cidadania é bastante importante para proporcionar uma melhora na qualidade de vida da população”, destaca a secretária.

O coordenador do Mutirão Rural da Cidadania pelo SENAR, João Vargas, explicou que este ano  serão realizados 126 mutirões em Mato Grosso e que o intuito é ultrapassar a marca de 408.538 atendimentos  realizados em 2013 em 99 mutirões:

“Esse ano temos a previsão de fazer 126 mutirões e queremos atender mais que 408 mil, para isso nós dependemos do apoio integral das prefeituras. A prefeitura de Mirassol D´Oeste mostrou boa vontade quando nós mostramos nossa intenção e esse ano o prefeit  Elias Mendes Leal mostrou grande interesse”, destacou João Vargas.

Os jovens e as crianças também tiveram neste dia especial um grande momento de lazer com o Departamento de Esportes, o qual puderam participar crianças e adolescentes em um torneio de voley na quadra esportiva da escola, onde para o  Coordenador de Esportes da Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste, José Carlos Santana, “ o mutirão foi  um grande momento para a juventude do bairro alto da boa vista, onde pudemos compartilhar do esporte, algo saudável e que esse torneio revelou grandes esportistas do bairro, um verdadeiro sucesso”.

Quem também teve uma grandiosa participação no evento foi a Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste, onde distribuiu cerca de 280 sementes, mudas e hortaliças e que para o Secretário de Agricultura José Vanderlei Batista “ foi uma aproximação com a população para que conheçam o nosso departamento e assim leve para casa ou sua propriedade as nossas mudas, sementes e hortaliças e se lembrem que podem contar com toda nossa orientação, estrutura e acima de tudo com a nossa parceria.”