A Secretaria Municipal de Agricultura de Mirassol D´Oeste está realizando capacitação com os  agentes de inseminação artificial de gado leiteiro do Município, onde a entrega de sêmen está sendo realizada nas comunidades rurais e assentamentos, são vários pontos de distribuição, um trabalho já sendo realizado a cinco anos.

A  prefeitura está investindo no setor que é a maior fonte de renda da agricultura familiar do município e com este projeto de Inseminação Artificial os agricultores estão melhorando a genética dos animais a um custo baixo, devido ao incentivo  da prefeitura que distribui sêmen e nitrogênio para conservação do sêmen, onde todos ganham neste projeto.

O Projeto de Inseminação Artificial faz parte do Programa Pecuária de Leite. Segundo o secretário de Agricultura, José Vanderlei Batista: “90% da renda dos agricultores familiares de Mirassol D´Oeste vem do leite, onde, desde o inicio de nossa gestão como secretário de agricultura, começamos a desenvolver projetos relacionados à bacia leiteira.”

Com este projeto em desenvolvimento, as raças holandesa e girolando vem obtendo imenso sucesso  e com isso, a alta produtividade de leite aumenta cada vez mais, e com isso, a pecuária leiteira vem recebendo todo o apoio do prefeito Elias Mendes Leal e o próximo projeto será a transferência de embrião, que certamente, será também um sucesso.