Desde 2012 há a tentativa de se montar uma Unidade de Transferência Tecnológica, o que seria isso?   Uma área  que sirva de referencia para os demais produtores a fins de estudo afim de se ver a viabilidade do cultivo do cacau na região.

Feita uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mirassol D`Oeste e a SEPLAC – Comissão Executiva de Plano da Lavoura Cacaueira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Governo do Estado de Mato Grosso, o Governo do Estado disponibilizou as mudas de banana, a CEPLAC as mudas de cacau e a orientação técnica e a Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste a busca do produtor, a orientação técnica e a preparação do solo.

O que é a Unidade de Transferência Tecnológica ?  É montar um sistema de consórcios de cultura, ou seja, o plantio de banana consorciado com o cacau e a seringueira, sendo que a  banana já está em plena produção.  O produtor já está inclusive, comercializando a sua produção. O cacau já fora plantado.

Houve, inclusive, uma perda de mudas, onde já se está sendo providenciado novas mudas e a seringueira, a SEPLAC estará repassando ao município, aos produtores para terminar de montar a Unidade de Transferência Tecnológico, partindo dai, vai se verificar a realidade do cultivo do cacau em consorcio da seringueira no nosso município.

Quanto ao prazo deste processo, podemos citar que a banana começa a produzir aos dois anos, o cacau aos tres a quatro anos e a seringueira aos sete anos, ou seja, foi plantado uma cultura menos duradoura, o cacau e a seringueira uma cultura perene, porém, neste intervalo pode se plantar outras culturas.

“ Estamos vendo como nova possibilidade de renda ao produtor rural em sua propriedade, visto que uma pequena área pode ter várias culturas com diversidade de renda e por isto, estamos com afinco em considerar que é importante para o município, onde a SEPLAC estará desponibilizando um treinamento aos técnicos do município, exclusivamente quanto ao cultivo do cacau, visto que é uma cultura inovadora em nossa região”, ressalta Gessimar Charles, Técnico da Secretaria da Agricultura de Mirassol D´Oeste.