Campanha Cidade Limpa prossegue e Mutirão Mirassol Limpo será lançado dia 18 para combater a dengue e a poluição visual
Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2013 - 22:25:38

A Prefeitura de Mirassol D´Oeste lançou a campanha Cidade Limpa. O objetivo dessa campanha é reduzir a presença de focos do mosquito aedes aegyti, transmissor da dengue e manter o controle do número de casos da doença.

Para isso, segundo a secretária de Saúde, a enfermeira Sandra Horn Cruz, os agentes de endemias comunitários já estão atuando em todos os bairros desta cidade, fazendo a inspeção casa a casa para eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito e orientar a população sobre as medidas de combate a dengue.

Além disso, a intenção é fazer com que a população tome conhecimento de que há em vigor o Código de Posturas que define uma série de situações para proporcionar mais qualidade de vida e segurança para todos os moradores de Mirassol. Para que a população se adapte às normas do Código, inicialmente a Prefeitura de Mirassol está executando essa campanha educativa.

Mutirão Mirassol Limpo

Outra importante medida será a realização dos mutirões de limpeza destinados a eliminar o lixo que esteja contribuindo para o acúmulo de água da chuva e, conseqüentemente, para a proliferação do aedes aegypti.

Numa ação integrada entre as secretarias de Saúde, Obras, Fazenda e Vigilância Ambiental, Comitê da Dengue e Coordenadoria de Fiscalização, será lançado no próximo dia 18 de fevereiro, o dia “D” do Mutirão Mirassol Limpo, que visa eliminar o lixo que contribue para o acúmulo de água da chuva e proliferação do mosquito transmissor da dengue. Ao mesmo tempo, desenvolverem atividades combinadas de limpeza pública, combate à dengue e manutenção urbana nos bairros de Mirassol D´Oeste.

Durante toda a semana, todos os agentes da limpeza pública auxiliados por máquinas, passarão por todos os bairros recolhendo todo o lixo.

Por isso, cada cidadão mirassolense é convidado a contribuir com esta grande ação, coletando o lixo de sua residência ou estabelecimento, para que mutirão da limpeza o recolha.

A secretária de Saúde, Sandra Horn Cruz afirma que, mais uma vez, a população terá papel fundamental para assegurar o sucesso da operação de combate à dengue. “É preciso que as pessoas adotem como rotina de inspeção do ambiente doméstico, seguindo as orientações repassadas pelo agente de saúde, para evitar o surgimento de novos criadouros do mosquito”, concluiu ela.

Preocupado com o quadro de dengue deixado pela gestão anterior, o prefeito Elias Leal (PSD), ressalta que essas ações implementadas pelo seu governo consistem em visitação às residências para retirada de entulhos que possam servir de criadouros do mosquito da dengue; distribuição de materiais educativos sobre saúde e de como evitar a formação de novos criadouros; operação tapa-buracos; corte de mato; limpeza de córregos e áreas públicas.

“A limpeza urbana é responsabilidade dos órgãos públicos, mas a conservação é um ato de cidadania”, ressalta o prefeito Elias Leal, destacando a importância da ação que é reduzir ao máximo a presença do mosquito transmissor da dengue no município, para manter sob controle o número de casos da doença. “É necessário assegurar que a população redobre os cuidados e adote as medidas que evitem a proliferação do mosquito”, observou o prefeito.

Código de Posturas

O Coordenador de Fiscalização da secretaria de Fazenda, Roberto Greve, diz que outra meta destas ações é que toda população tome conhecimento das normas do Código de Posturas e passem a viver numa cidade mais limpa.

“Do jeito que está é que não pode ficar. Temos que educar a cidade, para manter uma cidade limpa e livre da preocupação com a dengue e poluição visual, para o cidadão caminhar no dia a dia tranquilamente”, disse ele.

Numa segunda fase do Projeto Mutirão Mirassol Limpo, anuncia Roberto Greve, quem manter lote sujo estará descumprindo o Art. 33, Parágrafo Único do Código de Posturas e poderá resultar em notificação e multa no valor de R$ 76,80.

Saiba agora os principais tópicos do código:

- Lotes vazios precisam ser mantidos limpos pelos proprietários. Se estiver em ruas com meio-fio, a calçada deve ser pavimentada e o lote murado.- O lixo doméstico deve ser embalado em saco plástico e colocado pra fora próximo do horário de coleta.

Dúvidas: ligue para a Secretaria de Obras - 3241-1719.