A merenda escolar constitui um elemento importante na vida escolar das crianças e adolescentes que frequentam as escolas municipais. Dentro desse contexto, ela passou a ser um direito da criança e responsabilidade de toda a comunidade escolar. Além de desempenhar um papel fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, garante um suprimento mínimo de alimentos, principalmente, às populações mais carentes.

Nesse sentido, a Prefeitura de Mirassol D´Oeste através da Secretaria Municipal de Educação, trabalha para garantir a todas as crianças do ensino público municipal uma merenda com melhor qualidade nutricional. O objetivo é formar e desenvolver os bons hábitos alimentares dos alunos.

Este foi o foco de discussão da reunião que ocorreu na manhã desta terça-feira ( 01.04.2014 ) com o Prefeito Elias Mendes Leal ( PSD), Secretário de Administração Márcio Luiz Pereira, nutricionista da Secretaria de Educação e Cultura, Paula Magalhães Souza Pádua, como também,  diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino no gabinete do prefeito.

No encontro, a nutricionista Paula Magalhães Souza Pádua foi suscinta ao citar que “ são elaborados cardápios semanais que são alternados, sempre com alimentos que visam contribuir com as necessidades nutricionais para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes” .

Os gêneros alimentícios, depois de adquiridos pela Prefeitura, devem ser rigorosamente conferidos , que somente atestam o recebimento após se certificarem que o que está sendo entregue confere com o que está estabelecido no contrato e no edital de licitação, assim, foi mais uma vez, reafirmado pelo gestor municipal a conduta aos responsáveis quanto a receber os alimentos da merenda escolar nas escolas  e creches do município.

Outra orientação que ficou determinada no encontro foi a de que semanalmente, os produtos estocáveis, hortifrutigranjeiros e carnes devem ser organizados em caixas plásticas e distribuídos para cada unidade escolar (seguindo a risca o cardápio da semana). As quantidades entregues às escolas são determinados a partir dos relatórios feitos pelos diretores e merendeiras, que tem como base a quantidade de alunos matriculados, o estoque existente na escola e a realidade de cada bairro de nossa cidade.

Para o prefeito Elias Mendes Leal, " a escola precisa ser um lugar aonde o aluno tenha vontade de estar, aonde ele se sinta bem, se sinta acolhido, aonde possa ter uma boa refeição. Por isso nunca poupamos esforços em conseguir o melhor para a merenda escolar e aumentamos muito os investimentos nesta área. E ainda tem um outro ponto muito importante, que é fazer este dinheiro circular no comércio local, fortalecendo ainda mais a economia local"