O início do evento ocorreu ás 8:00h, com a presença de Professores, da Coordenadora Municipal do Programa Alfabetiza, Professora Maria Aparecida Perez Toló, da Formadora do Programa em Cáceres, Professora Dra: Maria Clara Amaral, Representante da SEDUC/MT, Professora Helen Ilse Deniz, Secretário de Educação, Wilson José de Matos, vice-prefeito Jeffer Kleber e o Prefeito Héctor Alvares.

Durante todo o dia os docentes irão discutir as temáticas do programa que tem por objetivo a alfabetização dos estudantes das escolas públicas do Estado de Mato Grosso, por meio de Regime de Colaboração com os municípios que fizeram adesão, buscando, alfabetizar todas as crianças até final do 2° ano do Ensino Fundamental.

O Programa Alfabetiza MT foi instituído pela lei n° 11.485 e regulamentado pelo Decreto n° 1.065 em 10 de agosto de 2021.

Os beneficiários diretos do Programa são:

Estudantes da Educação Infantil.

Estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental.

Professores da Educação Infantil.

Professores dos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental.

Coordenadores Pedagógicos.

Gestores Escolares.