Empresas privadas e Prefeitura irão manter o Carnaval 2013
Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2013 - 22:33:13

A prefeitura de Mirassol D´Oeste, através da Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Cuiltura e o Departamento de Esporte e Lazer está em  busca de parceiros para promover o MiraFolia 2013 - o  carnaval popular, mês que vem. A prefeitura decidiu que, sozinha, não tem condições de bancar os custos para realizar a festa. Duas reuniões foram realizadas entre o prefeito desta cidade, Elias Leal (PSD), membros de sua equipe e representantes de blocos carnavalescos. Um levantamento inicial aponta que seriam necessários cerca de R$ 160 mil reais. No início deste mês, a Câmara de Vereadores aprovou em sessão extraordinária o Projeto de Lei nº 1.137/2013 de autoria do Poder Executivo, pedindo a abertura de crédito adicional especial no Orçamento do município no valor de R$ 110 mil reais, para manutenção das despesas com o carnaval popular. O prefeito Elias Leal disse nesta terça-feira, 22, que a prioridade tem sido resolver os problemas emergenciais de Mirassol D´Oeste. Por outro lado, atendendo a um apelo de membros do Conselho Municipal de Cultura, entende que é importante a realização do MiraFolia, vez que a festa popular já é uma tradição de muitos anos do povo mirassolense. Elias Leal crê também que o MiraFolia aquecerá a econômia e impedirá que dezenas de jovens desta cidade se aventurem em outras festas pela região, colocando em risco suas vidas. O prefeito acrescentou que as parcerias com a iniciativa privada local estão sendo viabilizadas para ser feito o carnaval, porque ‘sozinha, a prefeitura não consegue bancar todos os custos‘. ‘Alegria, animação e segurança‘, é o que iremos proporcionar ao povo de Mirassol e da região com o MiraFolia‘, enfatizou o prefeito.O MiraFolia será realizado nos dias 09,10,11 e 12 de fevereiro, na Praça 14 de Maio, no centro desta cidade, com uma grade de shows que prevê quatro bandas, uma a cada noite. Contará ainda com palco, DJs, iluminação, telão, decoração, praça de alimentação e área de lazer com briquedos destinados às crianças. ‘Essa é a nossa meta. Estamos trabalhando para promovermos um carnaval nunca visto ainda em Mirassol‘, afirmou a secretária de Educação, Marli Andromedes Ferreira.BlocosEstão abertas as inscrições gratuitamente para participação dos blocos carnavalescos no MiraFolia.
O objetivo é democratizar o acesso e garantir uma maior participação popular nas manifestações culturais de cunho carnavalesco do ano de 2013, bem como valorizar as tradições e a diversidade cultural inerentes à época carnavalesca no município de Mirassol D´Oeste.
O regulamento e a ficha de inscrição já estão disponíveis na sede do Departamento de Esporte e Lazer, local onde os responsáveis pelos blocos podem se inscrever das 7h às 13h.
Segurança Os pais que adoram pular carnaval mas têm receio de sair com as crianças e encontrar empurra-empurra, brigas e outras surpresas desagradáveis não precisam deixar a folia de lado.
Com seguranças particulares e o apoio das Polícias Militar (PM) e Civil, a prefeitura pretende oferecer ao folião segurança nesse que será o carnaval mais popular desta região. Viaturas e ambulância também serão disponibilizadas para o atendimento emergencial necessário. Servidores do setor de Saúde estarão distribuído camisinhas durante as quatro noites de carnaval.
Praça de alimentação
A comissão organizadora do MiraFolia pretende inicialmente montar equipes com entidades beneficentes para a venda de comes e bebes durante o evento. Uma reunião deve ser realizada com representantes das entidades para definir a organização do espaço. Outras pessoas também que queiram instalar barracas na praça de alimentação poderão reservar espaço diretamente no Departamento de Esportes e Lazer ou por telefone (65) 3241-1914/15 - Ramal - 222 ou pelo celular (65) 9968-2625 e 9622-7232.
Carnaval para todosEste ano, as crianças e os idosos também terão vez no Carnaval de Mirassol D´Oeste, com a realização de matinês e o bloco da Terceira Idade.