Com foco no fortalecimento pedagógico, o Programa Alfabetiza - MT iniciou neste dia 16 de março de 2023 a 1ª Formação da Regional de Cáceres com os Formadores Municipais de Educação Infantil e da Alfabetização.

As Formações do programa, acontecem mensalmente, e contam com um total de 8 módulos, que são realizados durante todo o ano de 2023.

O Alfabetiza- MT tem por objetivo principal a melhoria dos resultados da alfabetização dos estudantes das escolas públicas do Estado de Mato Grosso, por meio de Regime de Colaboração com os municípios.  Sabemos que o retorno das formações presenciais permitirá o fortalecimento das práticas pedagógicas de alfabetização.

O Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso-DRC MT ressalta que “as aprendizagens essenciais devem ser asseguradas aos estudantes nos diferentes contextos escolares”, e destaca que o processo de alfabetização seja assumido como um compromisso social a ser realizado até o 2º do Ensino Fundamental I. Sendo assim, a formação é imprescindível para melhoria dos resultados na alfabetização das crianças de nosso município.

Como a formação acontece

A formação do Programa Alfabetiza-MT tem a seguinte organização para a realização das formações acontece por meio do cascateamento, obedecendo a seguinte estrutura: Formadores Estaduais formam os formadores Regionais que formam os Formadores Municipais estes formam os Professores da Educação Infantil (pré-escola) e Professores do 1° e 2° ano.