Gradagem é a etapa de preparação do solo para cultivo agrícola posterior à aração. Após a aração, o solo ainda poderá conter muitos torrões, o que dificultaria a emergência das sementes e o estabelecimento das culturas. Com a utilização do implemento grade, os torrões são desfeitos e a superfície do solo torna-se mais uniforme.

Na comunidade Santa Maria a gradagem vem sendo realizada com sucesso, onde os pequenos produtores realizam a gradagem niveladora  e tudo isso para atender a agricultura familiar.

A prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste através de sua Secretaria de Agricultura, esteve até a comunidade  e lá pode ver  plantações dos mais variados alimentos para a agricultura familiar  do município:  Mandioca, pepino, melancia, quiabo, Jiló, batata doce, abóbora e muito mais.

Hoje, a comunidade Santa Maria possui mais de 50 famílias que trabalham e sobrevivem da agricultura familiar e tudo isso, pensando também, em nossos alunos e para a nossa população que participam do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos por meio da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.