Sexta-feira (22) foi o último dia para vacinação contra Gripe Influenza em todo o país e Mirassol D´Oeste não foi diferente. A vacinação teve inicio dia 09 de maio em todos os postos de saúde do município.
A vacina foi aplicada exclusivamente para crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) , portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Durante toda a campanha, as doses ficaram disponíveis em todos os postos de saúde que contam com salas de vacina. “É importante que as pessoas tomassem a vacina, em especial os idosos, crianças e gestantes. A vacina reduz as chances de complicações que provocam o agravamento da doença”, alertou a Secretária de Saúde de Mirassol D´Oeste, Sandra Horn Cruz.
A vacina contra a gripe reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) determinados pela OMS - Organização Mundial de Saúde.
Ainda de acordo com a Enfermeira responsável pela Vigilância Ambiental de Mirassol D´Oeste, Luci Sebaldeli Garcia, “ a meta de vacinação foi alcançada, onde todos os nossos psfs vacinaram cerca de 75% da população destinada e estamos satisfeitos porque toda a equipe de saúde fez um excelente trabalho durante este período vigente para a vacina “.