O evento de abertura da CGU - Controladoria Geral da União teve início às 10:00 horas da manhã desta terça-feira ( 06.05.2014 ) no Centro Comunitário Jesus de Nazaré, tendo assim, a presença dos representantes de municípios que compõem a região Oeste de MT: Araputanga, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondolândia, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Vale de São Domingos, e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Sob a belíssima apresentação de crianças e jovens que fazem parte do Projeto Apromúsica, um projeto que nasceu em Mirassol D´Oeste, foi tocada a música " Azul da Cor do Mar - Tim Maia  " como ainda, um lindo solo de sax pelo professor João Batista e a Professora Sandra no teclado na abertura.

O Programa, segundo o Coordenador de Núcleo de Ações e Prevenção da CGU-MT, Mauro Kosis, nasceu da constatação da necessidade qualificar os gestores para a prevenção e resolução e não só apontar os problemas de gestão. Para Kosis, esse é um processo de construção da base de cidadãos éticos, sendo servidores públicos ou não.

Logo após a abertura oficial do evento, ocorreu uma explanação do Prefeito Elias Mendes Leal ( PSD ) sobre o PROPAP - Programa de Pavimentação Participativo, onde mostrou a todos os presentes a importância de se criar uma forma viável de se asfaltar todo o município com parcerias, onde, todos após ouvirem a explanação se sentiram felizes por esta bela iniciativa por parte do municipio de Mirassol D´Oeste.

Já no período da tarde, houve inúmeras oficinas aos presentes, por meio de palestras, sendo a mais aguardada pelos gestores e secretários municipais: a correta utilização das máquinas do PAC2 realizada pela CGU/DFDA-MDA/AMM, como também, a importância dos correios no municipio, palestra essa realizada pela diretoria dos correios de Cáceres e Mirassol D`Oeste.

Participaram também da abertura do evento representantes da Delegacia Federal de Agricultura-MT, INCRA-SR 13, Superintendência do Patrimônio da União, Ministério da Pesca e Aquicultura, CONAB, Associação Mato-grossense de Municípios, Funasa, Caixa Econômica Federal, MT Fomento, Banco do Brasil,  Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Entidades do Sistema “S” (SESI/SENAI, SEBRAE, SENAR, SENAC, SESCOOP), Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Correios, o que representa a atuação efetiva do Fórum de Gestores Públicos Federais, além das Secretarias do Estado de Mato Grosso: de Cidades (SECID), de Justiça e Direitos Humano (SEJUDH), do Meio Ambiente (SEMA), de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (SEDRAF), de Trabalho e Assistência Social (SETAS) e de Planejamento (SEPLAN).