A Alta Genetics, empresa especializada em melhoramento genético – sediada em Uberaba-MG, realizou na última terça-feira ( 08.04.2014) uma palestra sobre inseminação artificial do gado leiteiro na Camara Municipal de Vereadores, o qual foi patrocinado pela Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste através de sua Secretaria de Agricultura.

A demanda crescente pela prática e a necessidade de profissionalizar as pessoas que lidam nessa área induziram a sua realização, onde compareceram inúmeros pecuaristas do município , além, do Vice- Prefeito José Rubens Gouveia de Lima, como também, o Secretário de Agricultura José Vanderlei batista e o vereador Ito Possavats para prestigiar o evento.

Proferida pelo médico veterinário mineiro, Reginaldo Santos da Alta Genetics, a palestra esclareceu alguns pontos sobre a utilização da inseminação artificial para o aprimoramento do rebanho leiteiro. Entre os assuntos estavam técnicas, métodos de manuseio de sêmen, escolha do produto, como ainda, garantir resultados na qualidade do animal nascido, agregando genética e maior lucro para o pecuarista de corte ou de leite.

Outro ponto em destaque da palestra é que o mercado de inseminação artificial é promissor no país e o setor tem muito espaço para crescer. O processo tem numerosas vantagens, que vão desde o melhoramento genético até a redução de custos e elevação dos lucros, mas ainda é pouco difundido. A falta de informações é o grande desafio para ampliar a prática no país. Para se ter uma ideia, no Brasil somente 10% das vacas são inseminadas artificialmente, “ é preciso investir na divulgação dos benefícios da inseminação artificial e mostrar para o produtor que os custos da inseminação não são altos e a tecnologia é acessível aos pecuaristas de pequeno porte", observa o  palestrante Reginaldo Santos.

Para o Vice-Prefeito Jose Rubens Gouveia de Lima “a palestra veio em boa hora, esclarecendo de como melhorar a genética do gado, para assim, produzir mais leite e em contrapartida, melhorar ainda mais a renda do produtor, oferecendo mais qualidade de vida a ele e sua família.”

O Secretário de Agricultura, José Vanderlei Batista frisa que uma palestra como esta oferece todo o conhecimento da tecnologia para a genética não apenas no município, mas, especialmente na região: “  já temos gado de boa qualidade em muitos locais de nossa cidade e esta palestra esclarece muito para que a prerrogativa de investir em conhecimento aumente nossa produção e traga mais desenvolvimento em nosso município e em toda região”, concluiu.