Assegurar uma alimentação de qualidade e que atenda às necessidades nutricionais dos alunos matriculados na rede pública municipal de Mirassol D’Oeste, incluindo o consumo dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar é a prioridade da Secretaria Municipal de Educação junto a Prefeitura Municipal. Hoje são atendidos aproximadamente 1960 alunos nas 8 unidades escolares do município. O cardápio é mensal e prioriza refeições variadas que atendam as necessidades nutricionais em porcentagens variadas, de acordo com o tempo em que os alunos permaneçam nas unidades escolares (sejam creches ou escolas). São utilizados na elaboração dos cardápios gêneros alimentícios básicos, de modo a respeitar as preferências, hábitos e cultura alimentar local. O cardápio oferece no mínimo 3 porções de frutas e hortaliças por semana. A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano. Nas fases da infância e da adolescência, alimentos de qualidade favorecem ao crescimento tanto do aspecto físico, como do intelectual, do emocional e do social, nesse sentido, a merenda escolar é fundamental, pois ela pode influenciar bastante no desempenho do aluno O período em que o aluno permanece na escola deve ser de bem-estar para facilitar o aprendizado. Uma boa alimentação contribui, portanto, para um melhor desempenho escolar e, conseqüentemente, diminui a repetência. A merenda pode contribuir, também, para formação de bons hábitos alimentares.