Denominada por muitos moradores desta região como a “Rodovia da Morte”, devido ao alto indíce de acidentes de trânsito, a maioria com vítimas fatais, provocados principalmente pela existência de buracos, a rodovia estadual MT-175, trecho de 11 km que liga Mirassol D´Oeste a São José dos Quatro Marcos, foi alvo de uma operação emergencial na manhã de sábado (15.06), realizada pelo Governo de Mirassol D´Oeste, através da Secretaria de Obras e Infra- estrutura, com aval da Câmara de Vereadores, em parceria com  empresários e  entidades.

“A falta de manutenção dessa estrada estadual, assim como de outras, põe em perigo quem as utiliza diariamente, seja para chegar ao trabalho, escola, ou até mesmo para viagem”, observou o secretário de Obras de Mirassol D´Oeste, José Ferreira Soares, popular Zé Grande, para quem sem a parceria, não seria possível executar a recuperação do trecho da MT-175 que corta o município, danificada pelas chuvas e há muito sem receber serviços de conservação. Além do serviço de tapa-buraco, foi feito limpeza até o limite do município com Quatro Marcos.

Além dos constantes acidentes, outro fator que levou o Governo de Mirassol a realizar essa operação tapa-buraco na MT-175, foi pela rodovia ser responsável pelo escoamento da safra de gado de corte, leite e de produtos provenientes da Agricultura Familiar além do transporte escolar, já que diariamente centenas de universitários saem desta cidade para as faculdades instaladas em Quatro Marcos e Araputanga.

O secretário de Obras de Mirassol não descarta a possibilidade da formação de outras parcerias para realização de outras frentes de trabalho que poderão ser executadas pela patrulha rodoviária em outras rodovias que estão em estado de abandono, como a MT-250-Mirassol-Curvelândia e o trecho da MT-175-Mirassol ao Entroncamento do Cacho-BR-174. Essas três rodovias são consideradas importantes no elo de ligação dos municípios que compõem os Vales do Jauru, Cabaçal e Guaporé, e por serem interligadas por uma séries de estradas vicinais das cidades servindo diversas comunidades rurais e distritos.

Nesta quinta-feira 13/06, um protesto pedindo melhorias na Rodovia MT-248, entre os Municípios de São José dos Quatro Marcos e Mirassol D’Oeste, chama a atenção dos motoristas que passam pela rodovia em que foi colocada 01 faixa que reivindica soluções para a estrutura precária.

Protesto

Na semana passada, um protesto pedindo melhorias na Rodovia MT-175, entre os municípios de São José dos Quatro Marcos e Mirassol D’Oeste, chamou a atenção dos motoristas que passavam pela rodovia em que foi colocada uma faixa reivindicando soluções para a estrutura precária.

A faixa  reivindica providências aos três deputados estaduais  – Airton Português, Ezequiel Fonseca e Antônio Azambuja -, representantes da região Oeste na Assembléia Legislativa de MT, com os seguintes dizeres. “Senhores deputados: Seus buracos fizeram mais uma vítima, até quando?  No último dia 08/06, mais um acidente com vitima fatal aconteceu no trecho entre as duas cidades, quando Claudio Marques da Silva,48 anos, condutor do veículo Palio Weekend, de cor prata, placa NBC 6743, da cidade de Cacoal/RO perdeu o controle depois de desviar de um buraco na rodovia , descontrolado capotou, foi jogado para fora do carro e  morreu no local.