O novo Fórum da Comarca de Mirassol D’oeste foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (24.07.2014). A nova estrutura vai proporcionar mais conforto aos servidores, magistrados e cidadãos, o que reflete diretamente na qualidade da prestação jurisdicional. A nova estrutura  do Fórum da Comarca de Mirassol D´Oeste está localizado no bairro Alto da Boa Vista.

No cerimonial de inauguração se fizeram presentes na mesa de honra: o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, Desembargador Orlando de Almeida Perri -  a  Diretora do Foro da Comarca de Mirassol D´Oeste, Edna Ederli Coutinho – o Exmo. Sr. Prefeito de Mirassol D´Oeste, Elias Mendes Leal Filho – Exmo. Sr. Vice-Prefeito de Mirassol D´Oeste, José Rubens Gouveia - Exmo. Sr. Prefeito de Curvelandia,Eli Sanches Romão  - o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mirassol D´Oeste, Vereador Laércio Alves Pereira –  a Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Desembargadora Clarice Claudino da Silva – Coordenador  do Nucleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Juiz de Direito Hildelbrando da Costa Marques – Coordenador da Promotoria de Justiça da Comarca de Mirassol D´Oeste, Promotor de Justiça José Jonas Sguarezi Junior e  Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – 7ª. Sub-Seção de Mirassol D´Oeste, Dr. Gustavo Tostes Cardoso.

O prefeito Elias Mendes Leal Filho ressaltou em sua fala que além da funcionalidade, o prédio está trazendo uma nova perspectiva estratégica para a sociedade, que consegue ser percebida facilmente pela sociedade: “nós percebemos empresários migrando para a área onde o prédio foi construído e respeitando o conceito de sustentabilidade utilizado pela nova estrutura do judiciário, onde, esta obra é um verdadeiro investimento na cidade e na população local”, ressaltou. O prefeito aproveitou o momento para solicitar ao  Desembargador Orlando de Almeida Perri durante sua fala que pudesse ceder  ao município em regime de comodato o antigo prédio usado pelo fórum da comarca para implantar um núcleo da UNEMAT – Universidade Estadual de Mato Grosso em Mirassol D´Oeste, o qual entregou, a seguir, o oficio ( 953/2014 ) da respectiva solicitação em mãos do desembargador.

Durante o pronunciamento, o Desembargador Orlando de Almeida Perri lembrou que o novo Fórum não é apenas mais conforto para os servidores e magistrados, mas também para a população e para os operadores do direito. Tambem referente a solicitação do Prefeito Elias Mendes Leal sobre o antigo prédio do Forum, o desembargador foi sucinto ao dizer: “  Recebemos este pedido do município de Mirassol D´Oeste, onde vamos estudar com muito carinho e vermos sim, a possibilidade de transferirmos o antigo prédio para o comodato para que em tais dependências possa ser abrigado um núcleo da UNEMAT.”

A juíza diretora do Fórum, Edna Ederli Coutinho, lembrou que a população e serventuários da Justiça estão muito felizes por receber um presente deste porte da administração do TJMT. Segundo a magistrada, a nova edificação é “magnífica” e com certeza irá atender de forma mais efetiva os jurisdicionados.

Participaram também da cerimonia de inauguração, o Presidente da Primeira Igreja Batista de Mirassol D´Oeste, Pastor Gladiston Pio e ainda o Padre José Maria da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde deram a sua benção sobre o novo prédio.  Ainda abrilhantando o cerimonial de inauguração, se apresentou o Projeto: "Mirassol D`Oeste com Música e Cidadania" - APROMÚSICA.

O prédio do novo Forum da Comarca de Mirassol D´Oeste inaugurado conta com 10 mil m² de área total, sendo 2,8 mil m² de área construída. Neste espaço são abrigadas as secretarias das varas e gabinetes. Também foram instaladas uma sala de depoimento sem dano, que permite ouvir crianças vítimas de abuso de forma mais humanizada, e o Centro Judiciário de Solução e Conflitos, que resolve causas processuais ou pré-processuais utilizando a conciliação e mediação.