Em Mirassol D´Oeste, já está funcionando as faixas elevadas para pedestres instaladas em ruas e avenidas desde outubro de 2014. A instalação destas faixas permite uma travessia mais segura ao pedestre e maior consciência aos motoristas, especialmente aos motociclistas.
“Mesmo sabendo da prioridade das pessoas na travessia pela faixa elevada, ainda há muitos motoristas e motociclistas que não respeitam este direito do pedestre e que é sim, uma infração de trânsito gravíssima, onde o condutor perde 07 pontos na carteira e ainda existe a multa de R$ 191,54. Não temos a intenção de multar ninguém, mas, se torna inevitável quando o pedestre é desrespeitado diante do seu próprio direito", assegura o Coordenador de Transito de Mirassol D´Oeste, Haroldo Greve. "
" Os pedestres também tem o dever de atravessar nas faixas elevadas, pois, caso contrário, não pode exigir nenhum direito de segurança perante os motoristas e aos motociclistas,ressalta. "
Um outro aspecto que vem trazendo muita preocupação com o novo trânsito na cidade são os ciclistas, onde muitos andam na contra mão e sem se importar com o perigo que isso pode ocasionar: " Ao contrário da crença polular, ciclistas que se integram ao fluxo normal de veículos chegam mais depressa ao destino. Quando se entra na contramão, tem que parar ou diminuir o ritmo a todo instante enquanto integrado ao fluxo de veículos, onde o risco de um acidente grave é eminente," frisa Haroldo Greve.
Para aqueles que não conhecem os direitos e deveres do pedestre no trânsito, queremos enumerar alguns itens importantes:
Pedestres têm prioridade sobre os veículos.
Quem está a pé deve andar na calçada.
Ciclistas que não estão sobre a bicicleta equivalem a pedestres, com mesmos direitos e deveres.
Na hora de atravessar a rua, utilizar a faixa de pedestres se ela estiver a até 50 metros de distância.
Antes de atravessar ou caminhar pela pista, sempre se certificar de que é possível fazer isso sem prejudicar o tráfego.