A 6a. Conferência Municipal de Saúde realizada nesta sexta-feira ( 24) na Câmara de Vereadores de Mirassol D´Oeste com o tema: Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo brasileiro - foi um sucesso, muito acima da expectativa por parte da organização da Secretaria da Saúde Municipal.
O evento contou com a presença de autoridades que formaram a mesa principal: Prefeito do município Elias Mendes Leal, Presidente da Fundação Municipal de Saúde - Luzia Cristina de Freitas, Antonio Francisco de Matos - Presidente do Comitê da Dengue, Irineu Faria de Oliveira - Conselho Municipal de Saúde, Sérgio dos Santos - Presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Horn Cruz - Secretária de Saúde, Malto Teixeira Espindola - Secretário de Saúde de Salto do Céu, Luci Sebaldeli - Enfermeira Coordenadora da Vigilância Epidemiológica., Padre José Maria - Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde locais, visando a humanização no atendimento pela rede pública com prevenção, qualidade e resolutividade, fortalecendo o controle social do SUS e garantindo formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas, foram os principais objetivos elencados na Conferência.
Dando início a série de palestras da conferência deste ano, o Vice Prefeito e Secretário de Saúde de Salto do Céu - Prof. Malto Teixeira Espindola falou sobre " Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. A palestra seguinte foi conduzida pela Secretária de Saúde - Sandra Horn Cruz, que palestrou sobre: " Desafios da Saúde ".
Após o intervalo do almoço, foi iniciado os trabalhos em grupos e após cerca de uma hora de debate, foi realizada as apresentações e aprovações das propostas. Finalizando a Conferência Municipal de Saúde, foi realizado a eleição dos delegados para a etapa estadual da Conferência de Saúde.
Para a Secretária de Saúde - Sandra Horn Cruz, a 6a. Conferência Municipal de Saúde superou todas as expectativas, " trazendo a todos que participaram a oportunidade de expressarem as mudanças que os oito eixos discutidos que serão trabalhados nos próximos quatros anos na saúde de Mirassol D´Oeste e escolhemos quatro delegados que vão participar da conferência estadual para trabalhar os nossos indicadores na ocasião. Foi uma conferência que certamente marcou a saúde do municipio, onde agradeço a todos que participaram, inclusive, ao cerimonialista gentilmente convidado - Antonio Lopes da Silva Junior ( Junior Lopes ), formado em cerimonial pelo Instituto Fale Bem e do Portal Educação. "
Para o Gestor Municipal, Elias Mendes Leal, a 6a. Conferência foi extremamente positiva para o nosso municipio: " Quais são os maiores desafios e ao mesmo tempo as soluções e estabelecer prioridades e neste quesito a conferencia municipal cumpre um papel fundamental para que possamos traçar diagnósticos e ao mesmo tempo fazer um prognóstico da saúde. O que vamos construir ? Eu levo esta conferência como um indicativo de que a saúde de Mirassol D´Oeste melhorou muito. Vamos continuar trabalhando. Analisarei cada proposta levantada neste encontro. Parabéns a todos que participaram e aos organizadores do evento. "